Como armazenar pão Ciabatta

Como armazenar pão Ciabatta? Pode ficar quanto tempo na temperatura ambiente? Será que posso congelar para durar mais tempo? Neste post trazemos algumas dicas sobre como guardar pão ciabatta, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar pão Ciabatta

O pão Ciabatta é um pão branco criado na Itália. Seu nome vem do italiano para chinelo, devido ao seu formato achatado. Sua receita pode ser feita com ou sem fermentação natural.

Como é um pão artesanal, sua durabilidade não é muito longa. Normalmente já fica ruim após dois a três dias na temperatura ambiente. Guarde embalada em saco plástico na temperatura ambiente, local seco e fresco. Se não tiver saco plástico, pode enrolar com papel alumínio.

Como armazenar pão ciabatta
Dicas para armazenar pão ciabatta

É importante embalar corretamente, para evitar que ele endureça rápido demais ou que mofe, em contato com o ar.

Não é recomendado guardar o pão Ciabatta na geladeira, pois ele resseca e acaba ficando envelhecido mais rapidamente do que na temperatura ambiente. Caso não tenha jeito e precise armazenar na geladeira, ele irá durar um dia e depois dessas 24 horas já estará envelhecido.

Se onde você mora for quente demais e úmido, então dê preferência para o congelamento ao invés de deixar na geladeira.

Pode congelar pão Ciabatta?

Sim, uma maneira de prolongar sua durabilidade é justamente congelando. Caso você não pretenda comer logo, então embale bem em papel alumínio ou filme plástico. Se for comer apenas uma fatia por dia, congele em fatias, para remover apenas o que for utilizar.

No freezer o ciabatta vai durar uns três meses sem ficar ruim. Não quer dizer que após os três meses estragou, mas já começa a perder suas propriedades.

Para utilizar remova direto do freezer e coloque no forno ou em outro local para reaquecer o pão. Normalmente colocando ele uns 5 a 10 minutos no forno a 180ºC (pré-aquecido), é o suficiente para descongelar e comer.

Como saber se o ciabatta estragou?

Sempre analise a aparência e o cheiro do seu pão. Ele não costuma estragar de ficar podre, o que ocorre é que fica duro e com sabor sem graça. Também pode aparecer mofo. Notando algo errado, não arrisque comer, descarte.

Deixe um comentário