Como armazenar calda de chocolate

Como armazenar calda de chocolate? Pode deixar na temperatura ambiente? Será que pode ser congelada para consumir depois de alguns meses? Neste post trazemos algumas dicas de como guardar calda de chocolate industrializada, para evitar que estrague muito rápido. Caso deseje saber sobre como armazenar chocolate, veja aqui.

Dicas para armazenar calda de chocolate

Caldas de chocolate industrializadas normalmente são feitas de xarope de milho, cacau, amido e água. São produtos com vida útil prolongada, que não estragam com facilidade. Por isso as caldas também costumam durar bastante tempo enquanto fechadas.

Essas caldas podem ser mantidas na temperatura ambiente, local seco, fresco e escuro. Longe da luz do sol, pois o calor pode estragar. Normalmente a calda de chocolate fechada dura um ano e meio a dois anos sem estragar. Após este tempo não quer dizer que ela estragou, mas já começa a perder suas propriedades, podendo estar com sabor e textura estranhos.

Após aberta precisa ser guardada sob refrigeração na geladeira, pois se deixar na temperatura ambiente irá degradar rapidamente e aparece bactérias. Na geladeira a calda de chocolate aberta pode durar um ano sem ficar ruim. Mas é importante verificar o rótulo do seu produto, pois existem algumas marcas que possuem durabilidade menor, de um a dois meses após aberto.

Como armazenar calda de chocolate
Dicas para armazenar calda de chocolate

Se a calda de chocolate foi colocada em alguma receita, sua durabilidade é menor, pois ela fica em contato com o ar. Neste caso, você deve considerar a durabilidade da calda, como a mesma do ingrediente que estraga mais rápido na receita.

Pode guardar no freezer?

Não é recomendado o congelamento de calda de chocolate industrializada, pois ela contém água em sua composição e já tem uma validade bem grande. Ao congelar irá modificar completamente sua textura e sabor. Portanto evite o congelamento.

Como saber que a calda de chocolate estragou?

Normalmente a calda de chocolate não estraga. O que pode ocorrer é ela perder o sabor, ficar com textura esquisita ou absorver cheiro da geladeira. Notado algo errado, não coma, descarte. Tenha cuidado também em caso de mofo, se não conseguir verificar dentro do recipiente, não arrisque comer, mofo pode ser perigoso para sua saúde!

Deixe um comentário