Como armazenar espelta ou trigo-vermelho

Como armazenar espelta ou trigo-vermelho? Será que pode deixar na temperatura ambiente ou precisa de refrigeração na geladeira? Será que posso congelar? Neste post trazemos algumas dicas sobre como guardar espelta, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar espelta ou trigo-vermelho

Para quem não conhece, a espelta ou trigo-vermelho, é uma espécie de gramínea próxima do trigo, muito consumida na Europa.

Os grãos de espelta são como os outros tipos de grãos que já falamos por aqui (quinoa, painço), ele pode ser mantido na temperatura ambiete, local fresco e seco. É preciso ficar longe da luz do sol e evitar contato com ar.

Se já foi aberta, coloque dentro de recipiente hermético. A espelta crua pode durar quase um ano na temperatura ambiente, sem estragar.

Como armazenar espelta ou trigo-vermelho
Dicas para armazenar espelta ou trigo-vermelho

Se a espelta (trigo-vermelho) estiver cozida, coloque dentro de recipiente com tampa na geladeira. Nunca deixe mais do que duas horas na temperatura ambiente. Se onde você mora for mais de 32ºC, não deixe mais do que uma hora.

A espelta cozida na geladeira pode durar uns cinco dias sem estragar.

Pode congelar espelta?

Uma dica para conservar os grãos de espelta cozidos é justamente congelar.

Para isso coloque dentro de recipiente hermético no freezer. Os grãos de espelta cozidos podem durar até um mês no freezer, sem perder suas propriedades.

Como saber que estragou?

A espelta crua não costuma estragar, o que pode acontecer é aparecer mofo devido à umidade, ela ficar molenga ou aparecer insetos. Notando algo estranho, não arrisque comer, descarte.

No caso da espelta crua, pode azedar e ela ficará com cheiro azedo e sabor desagradável. Se estiver diferente do original, não coma, pode ser perigoso para sua saúde.

Deixe um comentário