Como armazenar milhete (painço)

Como armazenar milhete (painço)? O milhete é um tipo de cereal também conhecido como milho-miúdo, painço, mileto, pão-de-passarinho e outros nomes no Brasil e Portugal. Esse cereal pode ficar na temperatura ambiente? Após cozido precisa ficar na geladeira? A seguir trazemos algumas dicas sobre como guardar o milhete, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar milhete (painço)

Se o milhete estiver cru pode ficar na temperatura ambiente como outros tipos de grãos, em local seco e fresco, de preferência longe da luz do sol. Deixe no saco original fechado ou coloque o saco fechado ou aberto dentro de recipiente hermético. Para evitar o contato com o ar.

Na temperatura ambiente, o milhete cru poderá durar até 12 meses sem ficar ruim. É importante ter cuidado com mofo e insetos que possam aparecer. Por isso deixe em pote que fique bem vedado, senão não vai durar este tempo. Se quiser utilize absorvedor de oxigênio dentro do pote, para ajudar a reduzir o oxigênio interno e reduzir oxidação dos grãos.

Como armazenar milhete (painço)
Dicas para armazenar milhete (painço)

Após cozido ele não pode mais ficar na temperatura ambiente pois irá azedar. Nunca deixe mais do que duas horas na temperatura ambiente, porque o risco de propagar bactérias nocivas é grande. Se onde você mora for mais do que 32ºC, evite deixar mais que uma hora fora da refrigeração.

Coloque o milhete cozido dentro de recipiente hermético raso na geladeira. Ele poderá durar uns cinco dias sem ficar ruim.

Pode congelar milhete?

Você pode congelar o milhete se estiver cozido, principalmente se não for comer dentro dos cinco dias.

Coloque o milhete cozido em recipiente hermético no freezer, ele poderá durar de dois a quatro meses sem perder suas qualidades. Se for o milhete cozido moído dura até dois meses. Mas pode durar até mais que isso, mas depois deste tempo já começa a alterar textura e sabor.

Para usar tire do freezer e coloque na geladeira, ele poderá durar mais uns quatro dias na geladeira, desde que não seja removido da temperatura. Se descongelar no micro-ondas coma imediatamente.

Como saber que estragou?

Sempre verifique a aparência, cheiro e sabor. Normalmente quando estraga pode desenvolver cheiro de azedo, ou aparecerem manchas e até mofo. Notando algo esquisito, não arrisque comer, descarte.

Deixe um comentário