Como armazenar quinoa

Como armazenar quinoa crua e cozida? Pode ficar quanto tempo na temperatura ambiente? Será que posso congelar para durar mais? Neste post trazemos algumas dicas de como guardar quinoa, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar quinoa

A quinoa crua pode ser mantida na temperatura ambiente como outros tipos de grãos. Ela deve ser colocada dentro de recipiente hermético, e guardada em local fresco e seco, longe da luz solar. Mantenha o recipiente sempre bem fechado, pois o oxigênio do ar causa oxidação mais rápido.

Na temperatura ambiente a quinoa crua pode durar um ano e meio (18 meses) sem ficar ruim, desde que seja conservada de maneira correta. É preciso ter cuidado com umidade, pois pode causar mofo. Após este tempo não quer dizer que estragou, mas sua textura e sabor começam a mudar.

Como armazenar quinoa
Dicas para armazenar quinoa

Se a quinoa já foi cozida ela não pode ficar na temperatura ambiente, pois o risco de propagar bactérias nocivas é grande. Como um alimento perecível, não deve ficar mais do que duas horas na temperatura ambiente. Se onde você mora estiver mais do que 32ºC, não deixe mais do que uma hora na temperatura ambiente.

A quinoa cozida deve ser colocada dentro de recipiente hermético na geladeira. Ela poderá durar uns cinco dias sem azedar.

Pode congelar quinoa?

O congelamento é a melhor maneira de conservar a quinoa cozida, se não pretende comer dentro de cinco dias.

Coloque a quinoa cozida em recipiente hermético no freezer. Ela poderá durar uns dois meses sem ficar ruim. Após este tempo não quer dizer que estragou, mas já começa a perder suas propriedades.

Para utilizar, deixe a quinoa cozida na geladeira de um dia para o outro. Ela irá durar mais uns três dias na geladeira, desde que não seja removida da temperatura. Se utilizar descongelamento rápido na água quente ou micro-ondas, coma imediatamente e não retorne para geladeira.

Como saber que a quinoa estragou?

Sempre verifique a aparência e o cheiro da quinoa. A quinoa crua pode desenvolver mofo ou aparecer insetos. No caso da quinoa cozida pode ficar azeda ou também aparecer mofo. Notando algo errado não arrisque comer, nem retire mofo para comer o resto, pode ser perigoso para sua saúde. Descarte.

Deixe um comentário