Como armazenar pinoli

Como armazenar pinoli? Pode ficar na temperatura ambiente por quanto tempo? Pode congelar depois de cozido? Neste post trazemos algumas dicas sobre como guardar o pinoli, também conhecido como pinholi ou pinhole, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar pinoli

O pinoli (Snoubard) é a semente do pinhão, ou seja, o pinhão descascado. É uma semente oleaginosa parecida com amêndoa, que contém alto teor de óleo. Por isso deve ser armazenada de maneira correta senão fica rançosa rapidamente.

O ideal é guardar o pinoli em potes de vidro ou de plástico que sejam herméticos, dentro da geladeira. Assim fica protegido do calor, luz e do oxigênio do ar, que causa oxidação das sementes.

Na geladeira o pinoli vai durar uns dois meses sem perder suas propriedades. Após este tempo não quer dizer que estragou, mas já não estará tão fresca como quando comprou.

Se você esqueceu o pinoli na temperatura ambiente e a semente perdeu a crocância ou está com sabor estranho, coloque em recipiente hermético dentro da geladeira por algumas horas. Se a semente não sofreu oxidação, seu sabor e crocância poderão voltar ao normal.

Como armazenar pinoli, pinholi, pinhole
Dicas para armazenar pinoli

Pode congelar pinoli?

Quem quiser conservar o pinoli por mais tempo, o ideal é justamente colocar no freezer. Ele poderá durar uns seis meses, sem perder suas propriedades.

Para isso coloque dentro de recipiente hermético, para não deixar entrar em contato com o ar frio do freezer.

Você pode descongelar e recongelar o pinoli várias vezes, que ele não perderá tanto sabor e textura, devido ao alto teor de óleo na semente.

Como saber que o pinoli estragou?

Sempre verifique a aparência e o cheiro, normalmente quando estraga o pinoli fica rançoso, com cheiro e gosto de azedo, desagradável. Também pode aparecer mofo. Notando algo errado, não arrisque comer pois pode ser perigoso para sua saúde. Descarte.

Deixe um comentário