Como armazenar penne

Como armazenar penne? O penne cru seco pode ficar na temperatura ambiente por quanto tempo? Será que posso congelar o penne depois de pronto? Neste post trazemos algumas dicas sobre como guardar penne, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar penne

O penne cru, seco, pode ser mantido na temperatura ambiente em sua embalagem original enquanto estiver fechado. Após aberto coloque dentro de recipiente hermético. Deixe em local escuro, fresco e seco. Ele poderá durar uns três anos sem estragar, desde que mantido nas condições corretas. Mantenha sempre bem fechado, para evitar contato com o ar. Tenha cuidado com umidade local que pode causar mofo.

Se o penne já foi cozido ele deve ser mantido sob refrigeração na geladeira, assim como todos os outros alimentos perecíveis. Nunca deixe mais do que duas horas na temperatura ambiente, pois o risco de propagar bactérias nocivas é grande. Se onde você mora estiver mais do que 32ºC, evite deixar mais do que uma hora fora da geladeira.

Coloque o penne cozido na geladeira dentro de recipiente hermético. Ele poderá uns cinco dias sem estragar.

Pode congelar penne?

Você pode congelar o penne cozido, mas o ideal é que ele esteja com molho. Se não estiver com molho, ficará molenga quando descongelar.

Coloque o penne cozido com o molho dentro de recipiente hermético e leve ao freezer. Ele poderá durar uns dois meses sem ficar ruim. Após este tempo não quer dizer que estragou, mas já começa a perder suas propriedades.

Como armazenar penne cru e cozido
Dicas para armazenar penne

Para descongelar deixe na geladeira de um dia para o outro, ele irá durar mais três a quatro dias na geladeira. Se utilizar descongelamento no micro-ondas ou temperatura ambiente, prepare e coma imediatamente, não volte para geladeira.

Como saber que o penne estragou?

Sempre verifique a aparência e o cheiro do penne. O penne seco pode dar bichos ou aparecer mofo, dependendo de como foi guardado. No caso do penne cozido, pode ficar com cheiro de azedo e gosmento. Notando algo errado não coma, principalmente em caso de mofo, pois pode ser perigoso para sua saúde. Não remova partes para comer o resto.

Deixe um comentário