Como armazenar aletria, vermicelli

Como armazenar aletria, vermicelli? Fez um pouco de aletria e não sabe como guardar para não estragar? Será que deve ficar o tempo todo na geladeira? Neste post trazemos algumas dicas sobre como guardar aletria, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar aletria

Se a massa aletria (vermicelli) estiver crua, seca, poderá ficar na temperatura ambiente, local seco e fresco, longe da luz do sol. Do mesmo jeito que você faz com outros tipos de massas. Este tipo de massa costuma durar uns três na temperatura ambiente sem estragar, desde que sejam mantidas as condições corretas. É preciso ter cuidado com umidade e cortes no pacote, se necessário deixe em recipiente hermético, para evitar o máximo de contato com o ar. Verifique a aparência antes de preparar.

Se o macarrão aletria já estiver cozido, não deve ficar mais do que duas horas na temperatura ambiente, pois o risco de propagar bactérias é grande. Se onde você mora for mais que 32 °C, não deixe mais do que uma hora fora da refrigeração.

Como armazenar aletria, vermicelli
Dicas para armazenar aletria, vermicelli

O macarrão aletria cozido deve ser colocado em recipiente hermético na geladeira, ele poderá durar uns três a cinco dias sem estragar.

Se você fez o doce português aletria, este deve ser mantido em recipiente hermético na geladeira. Como é um doce que leva ovo, o risco de estragar é muito grande, portanto precisa de refrigeração o máximo de tempo. O doce aletria pode durar uns três a cinco dias na geladeira. Sempre verifique o aspecto antes de comer!

Pode congelar aletria?

O macarrão aletria pode ser congelado, mas é importante destacar que a massa poderá ficar pegajosa, mole, grudenta, quando descongelada.

Para congelar coloque dentro de recipiente hermético no freezer. A massa cozida irá durar uns dois a três meses sem ficar ruim. Para utilizar deixe na geladeira de um dia para o outro, ela irá durar mais uns três dias, desde que não fique fora da geladeira neste tempo. Se utilizar algum descongelamento rápido, coma imediatamente.

Não é recomendado o congelamento do doce aletria, pois sua consistência ficará alterada no descongelamento.

Como saber que estragou?

No caso da massa aletria seca ou cozida, verifique a aparência e o cheiro, notando cheiro estranho, manchas esquisitas ou mofo, não arrisque comer. Descarte, pois o mofo é perigoso para sua saúde.

Se você fez o doce aletria, verifique o cheiro e o aspecto do doce. Ele pode ficar azedo, com cheiro de podre, principalmente quando leva ovo e leite. Notando algo estranho não arrisque comer, pois pode causar intoxicação alimentar.

Deixe um comentário