Como armazenar molho de ameixa, plum sauce

Como armazenar molho de ameixa, plum sauce? Precisa ficar na geladeira ou será que pode deixar na temperatura ambiente? Posso congelar para durar mais? Neste post trazemos algumas dicas sobre como guardar molho de ameixa, para evitar que estrague rápido demais.

Dicas para armazenar molho de ameixa

No caso do molho de ameixa industrializado, quando fechado, pode ser mantido na temperatura ambiente, local seco, fresco e escuro. Normalmente estes tipos de molho podem durar de dois a três anos na temperatura ambiente, desde que seja mantido nas condições corretas.

Molho de ameixa industrializado aberto, deve ficar o tempo todo na geladeira senão estraga. Ele poderá durar uns 20 a 30 dias na geladeira, sem estragar. Algumas marcas aguentam até um ano na geladeira, mas não são todas, portanto verifique na etiqueta do pote do molho. Antes de comer, verifique aparência, pois pode aparecer mofo mesmo na geladeira.

Como armazenar molho de ameixa, plum sauce
Dicas para armazenar molho de ameixa, plum sauce

Molho de ameixa feito em casa deve ficar o tempo todo refrigerado na geladeira, pois não contém conservantes. O molho artesanal pode durar até 10 dias na geladeira, desde que mantido nas condições corretas. Mas sempre verifique aparência e cheiro antes de comer.

Pode congelar molho de ameixa?

O molho de ameixa feito em casa pode ser congelado, para conservar por mais tempo.

Coloque o molho de ameixa caseiro em recipiente hermético ou recipiente com tampa, deixando um espaço livre para a tampa. Pois no congelamento ele irá expandir, e ocupar mais espaço no pote. Leve para congelar, ele poderá durar uns oito a doze meses no freezer, sem ficar ruim.

Para utilizar você pode jogar o molho direto no momento do cozimento dos pratos. Ou retirar e deixar na geladeira de um dia para o outro. Ele pode durar mais uns dois dias na geladeira, desde que não seja removido da temperatura neste tempo.

Como saber que estragou?

Sempre verifique a aparência e o cheiro do molho de ameixa. Notando algum cheiro esquisito, corpos estranhos ou mofo por cima, não coma nem prove. Descarte, pois o mofo é perigoso para saúde.

Deixe um comentário