Como armazenar massa ziti, zitoni

Como armazenar massa ziti, zitoni? Posso deixar a ziti na temperatura ambiente ou precisa ficar refrigerada? Será que pode ser congelada? Neste post trazemos algumas dicas sobre como guardar macarrão ziti (também conhecida como zitoni), para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar massa ziti

A massa ziti (zitoni) seca pode ser mantida em temperatura ambiente, local seco e fresco, longe da luz do sol. Se o pacote foi aberto, coloque dentro de recipiente hermético, e pode deixar na temperatura ambiente.

A massa ziti crua na temperatura ambiente pode durar quase três anos sem estragar. É importante manter bem fechado, para não correr o risco de aparecer insetos ou dar mofo. Antes de preparar verifique se não está com manchas ou mofo.

Como armazenar massa ziti, zitoni
Dicas para armazenar massa ziti, zitoni

No caso da ziti cozida, deve ser mantida o tempo todo sob refrigeração na geladeira. A massa ziti cozida pode durar uns cinco dias na geladeira sem estragar.

A massa é um alimento perecível, e não deve ficar mais do que duas horas fora da refrigeração. Se onde você mora for mais que 32ºC, não deixe mais do que uma hora fora da geladeira.

Posso congelar massa ziti?

Você pode congelar a massa ziti cozida, e o ideal é congelar com molho. Pois se congelar sem molho, ela ficará pegajosa, grudenta, quando descongelar.

Para congelar coloque a ziti com molho no recipiente hermético no freezer. Ela pode durar uns dois meses sem estragar. Para descongelar coloque direto no micro-ondas e coma imediatamente. Quem preferir, pode descongelar na geladeira de um dia para o outro, neste caso ela dura mais uns três dias na geladeira.

Como saber que estragou?

Sempre verifique a aparência e o cheiro da massa ziti crua ou cozida, antes de comer. Notando cheiro estranho, manchas esquisitas ou mofo, não arrisque comer, descarte. Pode ser perigoso para sua saúde.

Deixe um comentário