Como armazenar miojo, macarrão instantâneo

Como armazenar miojo, macarrão instantâneo? Quanto tempo dura na temperatura ambiente? Será que pode congelar para durar mais tempo? Neste post trazemos algumas dicas sobre como guardar o macarrão instantâneo, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar miojo, macarrão instantâneo

O macarrão instantâneo, também conhecido no Brasil como miojo, é um tipo de massa de cozimento rápido, pois é pré-cozida durante a fabricação. Ele é rico em gorduras, inclusive saturada, carboidratos e sódio, mesmo sem o tempero. Por isso deve-se ter cuidado com o consumo em excesso.

O macarrão instantâneo pode ser mantido na temperatura ambiente, local seco, escuro e fresco. Se já foi aberto, guarde em recipiente hermético. Normalmente este macarrão dura uns 8 a 10 meses na temperatura ambiente. É importante ficar sempre muito bem vedado, pois o contato com o oxigênio do ar faz estragar mais rápido!

O miojo cozido no molho pode até ser guardado na geladeira em recipiente hermético, desde que não tenha entrado em contato com garfo sujo da boca. Mas é preciso consumir rapidamente, pois estraga muito rápido. Ele irá durar apenas 48 horas, após esse tempo pode ser perigoso para sua saúde.

Como armazenar miojo, macarrão instantâneo
Dicas para armazenar miojo, macarrão instantâneo

Pode congelar macarrão instantâneo?

O macarrão instantâneo até pode ser congelado com molho, mas sua durabilidade já é grande, não sendo necessário armazenar no freezer. Além disso, o congelamento por longo período, pode liberar toxina perigosa na massa.

Portanto não recomendamos o congelamento do macarrão instantâneo. Caso queira congelar, congele apenas com molho e evite deixar por muito tempo no freezer!

Como saber se o miojo estragou?

Sempre verifique a aparência e o odor do miojo. Normalmente quando estraga, ele perde sua cor natural, com manchas escuras, pode ficar com cheiro de azedo ou cheiro estranho, diferente do original. Também pode aparecer mofo, inclusive no miojo seco. Notando algo errado não coma, descarte. Não coma se estiver com o pacote rasgado, sem o devido acondicionamento.

Deixe um comentário