Como armazenar pitanga

Como armazenar pitanga? Precisa ficar na geladeira ou posso deixar na temperatura ambiente? Será que pode congelar para durar mais tempo? A seguir trazemos algumas dicas sobre como guardar a fruta pitanga, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar pitanga

Quando for comprar pitanga escolha as que estiverem firmes, roliças, secas e de cor vermelha. Se estiver verde ou amarelada é porque não estão maduras.

Você pode deixar as pitangas dentro de um pote na temperatura ambiente, local seco e sem luz do sol. Mas fazendo isso elas irão durar apenas alguns dias.

O ideal é guardar a pitanga na geladeira, antes lave e seque com papel toalha. Coloque dentro de um pote que seja ventilado, dentro da geladeira. A pitanga irá durar até 15 dias sem ficar ruim, desde que não seja removida da temperatura.

Como armazenar pitanga
Dicas para armazenar pitanga

Pode congelar pitanga?

Se você comprou muita quantidade de pitanga ou tem pé de pitanga em casa, a dica é congelar a polpa ou a fruta inteira. Mas ela não ficará exatamente como a fruta fresca. Fica com a textura melhor para ser utilizada em doces, bebidas etc.

Você pode congelar a polpa removendo os caroços antes de congelar. Bata a polpa no liquidificador e coloque dentro da forma de gelo. Depois que congelar passe para saquinhos plásticos tipo ziploc, depois quando precisar é só pegar a quantidade de cubinhos que deseja.

Se preferir congele as frutas inteiras dentro de sacos tipo ziploc. Mas não esqueça de remover os caroços na hora que for usar.

No freezer a pitanga irá durar até seis meses sem ficar ruim.

Como saber que estragou?

Verifique sempre a aparência e o cheiro. Normalmente a pitanga fica com caldo de podre, pode adquirir cheiro de azedo. Notando algo errado nem prove, descarte.

Deixe um Comentário