Como armazenar massa fresca

Como armazenar massa fresca? Posso deixar na temperatura ambiente ou precisa ficar refrigerada na geladeira? Será que a massa pode ser congelada? A seguir trazemos algumas dicas sobre como guardar massas frescas, para evitar que estraguem muito rápido.

Dicas para armazenar massa fresca

A massa fresca é um alimento perecível, portanto não deve ser deixada muito tempo na temperatura ambiente, senão poderá estragar. Além disso, pode desenvolver bactérias nocivas para saúde. Nunca deixe mais do que duras horas na temperatura ambiente. Se onde você mora for mais de 32ºC, não deixe mais do que uma hora.

Massa fresca caseira deve ser mantida na geladeira dentro de recipiente hermético raso (para evitar aparecimento de água). O ideal é consumir dentro de 24 horas, que é o tempo em que ela estará mais saborosa. Mas ela poderá durar uns dois a três dias na geladeira sem ficar ruim. Após esse tempo ela começa a oxidar, ficando meio esverdeada e esquisita.

Como armazenar massa fresca
Dicas para armazenar massa fresca

Se a massa fresca foi comprada industrializada, ela tem uma validade maior do que a caseira. Se estiver fechada ela poderá durar uns três a quatro meses, mas sempre verifique a data de validade especificada no rótulo. Após aberta deve ser mantida na geladeira e irá durar de três a cinco dias na geladeira.

Pode congelar massa fresca?

Você pode congelar sim a massa fresca pura ou se já estiver com molho. O melhor é quando está com molho, pois a massa pura pode modificar a textura no descongelamento.

No caso da massa fresca pura, faça uma bola grande com a sobra de massa e achate levemente, formando um disco. Enrole em uma camada dupla usando plástico filme resistente. Leve ao freezer.

Se for espaguete fresco sem molho, passe farinha para não deixar grudar. Depois estenda a massa em uma camada única e fina, e coloque para secar em uma superfície limpar e seca, pode ser assadeira ou tábua. Deixe por uma hora. Coloque dentro de recipiente hermético ou saco de congelamento (remova o máximo de ar possível). Faça porções que for utilizar. Leve ao freezer.

A massa fresca já com molho, deve ser colocada em recipiente hermético no freezer.

No freezer a massa fresca poderá durar uns 40 a 60 dias sem ficar ruim.

Para preparar, o ideal é remover do freezer e colocar direto na água fervente com sal. Normalmente não é recomendado descongelar, pois pode modificar a textura, mas se você preferir, deixe descongelar de um dia para o outro na geladeira. No caso da bola de massa achatada, será preciso descongelar para utilizar.

Como saber que estragou?

Sempre verifique a aparência e o cheiro. Normalmente quando a massa fresca estraga ela fica com cheiro ruim de azedo, perde sua cor natural e pode ficar gosmenta ou acizentada. Além disso pode aparecer mofo. Notando algo estranho, não arrisque comer, descarte, pois pode causa intoxicação alimentar.

Deixe um comentário