Como armazenar breadsticks, gressino

Como armazenar breadsticks, gressino, bastões de pão? Pode ficar quanto tempo na temperatura ambiente? Precisa ser guardado na geladeira? Será que posso congelar? A seguir trazemos algumas dicas sobre como guardar os breadsticks, para evitar que estraguem muito rápido.

Dicas para armazenar breadsticks

Traduzindo ao pé da letra, os breadsticks são bastões de pão, mas na verdade são conhecidos como gressinos ou grissinos no Brasil. É uma receita típica da Itália, mais especificamente Turim, conhecido no país como grissini.

No caso de breadsticks comprados prontos, secos e embalados de fábrica, podem ficar na temperatura ambiente. É importante que fique em local seco e fresco. Eles possuem conservantes, portanto costumam durar bastante tempo sem estragar, de quatro a cinco meses.

Alguns tipos podem durar quase um ano, mas é importante verificar a embalagem, pois nem todos possuem conservantes. Se for artesanal, irá durar o mesmo que o bastão feito em casa, que especificamos em seguida.

Como armazenar breadsticks, gressino
Dicas para armazenar breadsticks, gressino

No caso dos breadsticks feitos em casa, podem ficar na temperatura ambiente pode até cinco dias. Eles devem estar completamente frios antes de guardar em saco plástico ou enrolar com papel alumínio.

Não é recomendado guardar os bastões de pão na geladeira, pois isso irá ressecá-los e ficará envelhecido mais rápido que na temperatura ambiente. Se você colocar na geladeira, ele só irá durar uns três dias. Portanto evite deixar na geladeira.

Pode congelar breadsticks, gressino?

Quem quiser pode congelar os bastões de pão.

Para congelar embrulhe-os com papel alumínio ou plástico filme e leve ao freezer. Eles irão durar uns três meses sem estragar.

Para preparar deixe descongelar na geladeira de um dia para o outro, ou na temperatura ambiente, e coloque no forno a 180ºC para descongelar e voltar ao normal.

Como saber que o breadstick estragou?

Sempre verifique a aparência e o cheiro dos bastões de pão, normalmente os bastões não estragam. O que pode acontecer é ficar amolecido ou mofado. Notando algo estranho, não coma, descarte, principalmente em caso de mofo, pois é perigoso para saúde.

Deixe um comentário