Como armazenar risone, orzo

Como armazenar risone, orzo? Pode ficar na temperatura ambiente? Será que tem que ficar na geladeira? Posso congelar? A seguir trazemos algumas dicas sobre como guardar risone, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar risone

O risone (orzo) é um tipo de massa com formato de arroz, por isso também é conhecido como arroz italiano.

No caso do risone seco cru, pode ficar na temperatura ambiente, local seco e fresco. Se já foi aberta a embalagem original, ou se a embalagem for de papel, coloque dentro de recipiente hermético, para evitar o contato com o ar.

Normalmente esta massa risone crua pode durar uns três anos na temperatura ambiente, sem ficar ruim. Desde que seja mantido nas condições corretas.

Como armazenar risone, orzo
Dicas para armazenar risone, orzo

Se o risone estiver cozido, não pode ser mantido na temperatura ambiente, pois o risco de propagar bactérias nocivas é grande. Nunca deixe mais do que duas horas na temperatura ambiente. Se onde você mora for mais do que 32º, evite deixar mais do que uma hora.

Portanto o risone cozido deve ser armazenado na geladeira dentro de recipiente hermético raso. Ele irá durar uns cinco dias na geladeira, sem ficar ruim.

Pode congelar risone?

Você pode sim congelar o risone cozido, é até o ideal, caso não queira comer tudo que preparou.

Para congelar coloque dentro do recipiente hermético no freezer. É melhor que seja congelado com o molho, e não somente a massa, senão ficará pegajoso quando descongelar.

No freezer o risone cozido pode durar uns dois meses sem ficar ruim. Você pode descongelar deixando na geladeira de um dia para o outro. O risone pode durar mais uns três dias se não for tirado da geladeira neste tempo.

Caso utilize algum descongelamento rápido como micro-ondas ou panela, coma imediatamente e não volte para geladeira.

Como saber que o risone estragou?

Sempre verifique a aparência e o cheiro. Normalmente quando o risone estraga ele fica gosmento, com cheiro de azedo. Também pode aparecer mofo ou inseto no risone cru. Tenha cuidado, se notar algo errado descarte, pois pode ser perigoso para sua saúde.

Deixe um comentário