Como armazenar aveia

Como armazenar aveia? Pode ficar na temperatura ambiente ou devo guardar na geladeira? Será que pode ser congelada? A seguir trazemos algumas dicas sobre como guardar aveia, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar aveia

A aveia é vendida como farinha de aveia, farelo de aveia ou flocos de aveia. A farinha é a parte interna do grão moído, o farelo é a parte mais externa do grão e o flocos de aveia são os grãos inteiros prensados. A maneira de armazenar será a mesma.

A aveia crua fechada ou aberta, pode ser mantida na temperatura ambiente, local seco e escuro, como a maioria dos grãos integrais. É importante que fique dentro de recipiente hermético, para evitar ao máximo o contato com o ar, que causa oxidação e perda das propriedades. Na temperatura ambiente ela poderá durar mais de um ano, sem ficar ruim. Mas tenha cuidado, pois dependendo de onde você mora, pode aparecer mofo.

Como armazenar aveia, farinha, farelo, flocos
Dicas para armazenar aveia

Se a aveia já foi cozida, preparada, ela deverá ficar na geladeira. Não deixe na temperatura ambiente pois irá azedar. Nunca deixe mais do que duas horas na temperatura ambiente, a chance de propagar bactérias nocivas é grande. Na geladeira a aveia cozida (mingau) vai durar uns quatro a cinco dias, sem ficar ruim.

Pode congelar aveia?

A aveia cozida (mingau) pode ser congelado para durar por mais tempo.

Se não pretende comer dentro de cinco dias, coloque dentro de recipiente hermético no freezer. Quem preferir pode colocar em potinhos, saquinhos de congelamento ou na forma de gelo, de acordo com a quantidade que for comer depois. No freezer o mingau de aveia vai durar uns seis meses sem ficar ruim. Não congele com frutas e outros produtos, prepare a aveia pura, sozinha.

Para descongelar a aveia e comer, tire e deixe na geladeira de um dia para o outro. No dia seguinte esquente a aveia para comer, por um a dois minutos.

Como saber se a aveia estragou?

Sempre verifique a aparência e o cheiro da aveia. Normalmente quando estraga, a aveia fica com cheiro estranho, azedo, e pode desenvolver manchas escuras. Notando algo errado, que não estava quando preparou, não coma! Principalmente em caso de mofo, pois pode ser perigoso para sua saúde.

Deixe um comentário