Como armazenar amendoim

Como armazenar amendoim? Quanto tempo dura na temperatura ambiente? Posso guardar na geladeira? Será que pode ser congelado no freezer? A seguir trazemos algumas dicas sobre como guardar amendoim, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar amendoim

Amendoim comprado industrializado tem durabilidade maior do que o comprado a granel. Pois o amendoim que fica solto em contato com o ar, já está sofrendo oxidação no recipiente da loja, portanto tenha cuidado.

Assim como outros tipos de grão e oleaginosas, os amendoins podem ser mantidos na temperatura ambiente, não importa se é com ou sem pele ou casca. Deve ser armazenado bem vedado, pois se permanecer em contato com o ar, ficará raçoso rapidamente devido ao óleo presente no amendoim. Além disso, tem que ter cuidado com a umidade, pois pode aparecer mofo.

Como armazenar amendoim
Dicas para armazenar amendoim

O amendoim com pele industrializado no saco fechado (tipo japonês) pode ser mantido na temperatura ambiente e costuma durar uns três a quatro meses. O amendoim sem pele industrializado fechado costuma durar um pouco menos, normalmente um a dois meses.

Para aumentar a durabilidade, você pode guardar o amendoim na geladeira dentro de recipiente hermético. O amendoim industrializado, com ou sem pele, dura de quatro a seis meses na geladeira. Desde que seja mantido nas condições corretas.

O amendoim sem pele torrado no forno em casa deve ser guardado em recipiente hermético na temperaura ambiente, local fresco e seco, longe do sol. Ele poderá durar uns seis meses sem perder suas propriedades. Tenha cuidado com mofo.

O amendoim em lata costuma ter uma durabilidade muito maior do que os anteriores, de um ano e meio a dois anos na temperatura ambiente quando fechado. Após aberto, pode ser mantido em recipiente hermético na temperatura ambiente e irá durar uns 30 dias. Desde que mantido em local seco, escuro e fresco. Caso queira aumentar um pouco sua durabilidade, guarde dentro de recipiente hermético na geladeira, irá durar uns quatro meses.

O amendoim com a casca natural também costuma ter durabilidade maior que o solto, pois a casca protege da oxidação. A casca é diferente da pele, é a camada dura que envolve os amendoins quando eles são colhidos. Ele pode durar uns nove meses na temperatura ambiente, local fresco e seco, dentro de recipiente hermético. Se guardar na geladeira em recipiente hermético, pode durar 12 meses.

Pode congelar amendoim?

Se a pessoa quiser guardar por mais tempo o amendoim, uma dica é sim congelá-lo no freezer. Devido à quantidade de óleo, ele não irá congelar completamente. No caso de amendoim cru (na casca natural ou fora dela), o freezer irá inclusive proteger contra bichos, pois o congelamento mata insetos e seus ovos.

Para congelar coloque o amendoim (com ou sem pele) dentro de recipiente hermético no freezer. Ele irá durar uns nove meses sem ficar ruim, mas pode durar até mais que isso, se for mantido na temperatura correta.

Caso o amendoim esteja na sua casca natural, ele poderá durar uns dois anos no freezer dentro de recipiente hermético.

Como saber que estragou?

Sempre verifique a aparência e o cheiro. Normalmente quando o amendoim estraga ele fica com cheiro e sabor azedo, rançoso. Também pode desenvolver mofo devido à umidade. Notando algo errado nem arrisque comer, descarte.

Caso tenha comprado em lata, não coma se a lata estiver muito amassada ou quebrada, pois o amendoim já pode estar contaminado e causar intoxicação.

Deixe um comentário