Como armazenar presunto

Como armazenar presunto? O presunto embutido pode ficar na temperatura ambiente ou preciso deixar na geladeira? Será que pode ser congelado para durar mais tempo? A seguir trazemos algumas dicas sobre como guardar presunto, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar presunto

O presunto é um alimento embutido perecível, como outros tipos de embutidos. Costumam durar um pouco mais do que as carnes naturais, mas mesmo assim não devem ser deixados muito tempo na temperatura ambiente. É recomendado que nunca deixe mais do que duas horas na temperatura ambiente, pois o risco de propagar bactérias nocivas é grande. Se onde você mora for mais do que 32ºC, evite deixar mais do que uma hora fora da refrigeração.

Se você pediu para o presunto ser fatiado na mercearia, padaria ou outro local que vende o produto, é importante guardar refrigerado na geladeira, dentro de recipiente hermético. Ele poderá durar uns três a cinco dias, desde que não ocorra mudança de temperatura neste tempo.

Como armazenar presunto
Dicas para armazenar presunto

Se você comprou presunto embalado de fábrica (fatiado ou não), ele deve ser mantido em sua embalagem original dentro da geladeira. Se fechado, irá durar pelo tempo especificado na embalagem, normalmente um mês na geladeira. Se já foi aberto, passe plástico filme em volta, para que fique bem fechado, e mantenha na geladeira. O presunto aberto irá durar uns cinco a sete dias na geladeira.

Pode congelar presunto?

A melhor maneira de conservar o presunto é justamente congelando, assim ele poderá durar de um a dois meses no freezer. Não importa se você pediu para fatiar na hora ou se comprou fatiado na embalagem de fábrica. O tempo de durabilidade é o mesmo no freezer.

Para congelar você pode separar as porções que deseja tirar para comer depois, para não precisar descongelar tudo de uma vez. Quem preferir pode fazer rolinhos e colocá-los separados dentro de recipiente hermético. Quando for comer, remova apenas o que deseja. É importante embalar bem, pois o freezer pode causar queimadura pelo ar frio.

Ao decidir comer, tire do freezer e passe para geladeira, deixando de um dia para o outro para descongelar. Ele poderá durar mais uns três dias na geladeira, caso não ocorra mudança na temperatura. Se utilizar algum descongelamento rápido, micro-ondas, torradeira ou temperatura ambiente, coma imediatamente e não retorne para geladeira.

Como saber que o presunto estragou?

Sempre verifique a aparência e o cheiro. Normalmente quando o presunto estraga ele fica gosmento, meio esverdeado, e pode ficar com cheiro de azedo. Notando algo errado, não arrisque comer, pois você pode ter intoxicação alimentar. Inclusive em caso de mofo, não remova a parte mofada e coma, descarte.

Caso tenha ocorrido queimadura pelo ar frio do freezer, não quer dizer que estragou. Mas essa parte queimada fica com sabor e textura desagradáveis.

Deixe um comentário