Como armazenar queijo Canastra

Como armazenar queijo Canastra? Posso deixar na temperatura ambiente ou precisa ficar refrigerado na geladeira? Será que pode ser congelado para durar mais tempo? A seguir trazemos algumas dicas sobre como guardar o queijo canastra, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar queijo Canastra

O queijo Canastra é vendido fresco, meio curado ou curado. No caso do Canastra fresco, a maturação foi apenas de quatro dias e ainda estará branco como um queijo Minas comum. Conforme vai maturando, pelo menos uma semana de maturação, ele adquire uma cor dourada e começa a endurecer de fora para dentro.

Este tipo de queijo pode ser mantido na temperatura ambiente para que sua maturação continue. Se você quer deixá-lo maturar por mais tempo, coloque o queijo inteiro (fechado) em cima de uma tábua de madeira ou prato (louça, cerâmica ou vidro), em local fresco e seco. Coloque um pano fino por cima. Vire o queijo, pelo menos, uma vez por dia. Se aparecer soro ou manteiga na superfície, não quer dizer que estragou, você deve lavá-lo em água corrente e secá-lo por completo com papel toalha. Após umas três semanas ele ficará com a parte externa mas endurecida e o interior macio, com uma cor dourada forte.

Se o queijo Canastra foi comprado fresco refrigerado, não é recomendado fazer o processo acima. Pois ele já estava em refrigeração, então deve ser mantido na temperatura correta.

Como armazenar queijo canastra
Dicas para armazenar queijo Canastra

Caso o queijo Canastra não esteja inteiro ou se você não quer que ele mature por mais tempo, embrulhe com filme plástico e deixe na geladeira. A geladeira interrompe o processo de cura. É muito importante embalar bem, para o queijo não ressecar com o ar da geladeira. O queijo Canastra irá durar uns 30 dias na geladeira.

Quando for consumir, retire o pedaço que deseja e volte imediatamente para geladeira. Não deixe-o na temperatura ambiente. Para ficar mais saboroso, remova da geladeira 30 minutos antes de consumir.

Após cortar o queijo Canastra que estava inteiro, o processo de cura acelera rapidamente e ele poderá ficar endurecido no meio, e não apenas na superfície. Por isso a refrigeração é recomendada após a retirada uma fatia, cortando-o. A não ser que você vá comer o queijo rápido o suficiente, que não dê tempo dele endurecer por dentro.

Pode congelar queijo Canastra?

Quem quiser pode sim congelar o queijo Canastra, mas é importante destacar que ele vai ficar com textura e sabor um pouco diferente no descongelamento. Portanto só faça isso se tiver certeza que não vai comer dentro dos trinta dias. Ou se for utilizar o queijo apenas para preparo de pratos quentes.

Para congelar tire pedaços pequenos, que você vá utilizar por completo quando remover do freezer. Embale muito bem, passando filme plástico ou papel alumínio, dando duas ou mais voltas. Depois coloque dentro de saco de congelamento tipo ziploc. Isso deve ser feito para evitar a queimadura pelo ar frio do freezer.

No freezer o queijo Canastra vai durar de quatro a seis meses. Para utilizar passe para geladeira e deixe de um dia para o outro. Se quiser que ele retorne para uma consistência melhor, deixe 30 minutos na temperatura ambiente antes de consumir.

Como saber que estragou?

De acordo com fabricantes, é normal o queijo Canastra desenvolver mofo branco na parte externa quando sofre maturação na temperatura ambiente. Se isso acontecer, você pode lavá-lo na água corrente e secar bem com papel toalha.

Caso tenha guardado o queijo já aberto na geladeira, tenha cuidado se aparecer mofo de cor diferente (preto, marrom, cinza) ou notar algum tipo de mancha no interior do queijo. Bolor diferente do que o queijo tinha quando você o comprou, pode ser tóxico. Além disso preste atenção no cheiro, mesmo que ele fique com cheiro mais intenso com a maturação, ao estragar o cheiro é diferente, bastante desagradável.

Deixe um comentário