Como armazenar ovo de chocolate

Como armazenar ovo de chocolate? O ovo de Páscoa pode ser mantido na temperatura ambiente ou deve ficar na geladeira? Será que pode congelar ovo de chocolate? Neste post trazemos algumas dicas sobre como guardar ovo de chocolate, oco ou de colher trufado, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar ovo de chocolate

Normalmente os ovos de chocolate industrializados possuem uma data de validade maior do que os ovos caseiros (artesanais), pois contêm ingredientes específicos para sua conservação.

No caso de ovo de chocolate industrializado, você pode manter em temperatura ambiente, local fresco e seco, longe da luz do sol. Fechados eles podem durar de 3 a 4 meses na temperatura ambiente sem ficarem ruim.

No caso do ovo industrializado está aberto, ele deve ser mantido na temperatura ambiente dentro de recipiente hermético. Local fresco e seco, longe da luz solar. Após aberto, o ovo industrializado pode durar uns quatro a sete dias na temperatura ambiente (de 18 a 24ºC) sem perder suas propriedades. Isso não quer dizer que ele estará estragado após este tempo, mas seu sabor e textura já começam a mudar. Preste atenção na embalagem do seu ovo, pois alguns possuem recomendação de guardar na geladeira após aberto!

Como armazenar ovo de chocolate
Dicas para armazenar ovo de chocolate

As cascas de ovos caseiros/artesanais (ovos ocos), feitas apenas de chocolate puro costumam durar uns três meses na temperatura ambiente (local fresco e seco, longe do sol) sem ficarem ruim. Mas atenção! Se você misturar flocos de arroz, oreo ou algum outro ingrediente na casca, essa durabilidade reduz para 45 dias na temperatura ambiente.

Para guardar essas cascas de chocolate utilize caixa de papelão ou isopor. Coloque papel toalha no fundo e em volta da caixa. Depois coloque as cascas de chocolate dentro, dando espaço entre elas, para não grudarem uma nas outras. Cubra tudo com o papel toalha, tampe e embale a caixa com plástico filme. Deixe em local arejado, longe da luz do sol.

Sobras de ovo de chocolate recheado ou não, devem ser embrulhados com papel alumínio e colocados dentro de recipiente plástico ou vidro com tampa. Deixe o pote na temperatura ambiente, local seco e fresco, longe da luz solar. Guarde na geladeira apenas se onde você mora for calor excessivo, se for úmido demais ou se recomendado pelo fabricante. A temperatura baixa da geladeira modifica o sabor do chocolate.

As sobras de ovo de chocolate oco vão durar uns 30 dias na temperatura ambiente, conforme especificado acima. Já as sobras de ovo de chocolate trufado de colher é bem menor, pois vai depender do recheio utilizado. O ovo de colher pode durar de 7 a 15 dias, dependendo do recheio.

Caso pretenda comprar ovo recheado, dê preferência para ovos em tamanho pequeno, pois você não terá muito tempo para comê-los.

Pode congelar ovo de Páscoa?

Você até pode congelar ovo de chocolate oco, que não tem recheio. Mas é importante destacar que o congelamento altera o sabor e textura do chocolate. Ele ficará melhor para ser utilizado em receitas. Caso pretenda comer puro, deixe na geladeira de um dia para o outro e tire da geladeira uns 30 minutos antes de comer.

Para congelar o ovo embale com papel alumínio, bem embalado. Depois coloque em saco de congelamento xiploc. Isso deve ser feito para evitar queimadura pelo ar frio, que estraga a textura e sabor do chocolate. No freezer o chocolate poderá durar uns 10 a 12 meses.

Não congele ovo recheado/trufado de colher.

Como saber que estragou?

Sempre verifique a aparência e o cheiro do ovo de chocolate. Normalmente o chocolate não estraga, mas fica com gosto ruim, pode aparecer mofo. No caso do recheado pode azedar e sentir cheiro de azedo. Notando algo errado não arrisque comer, descarte!

Deixe um Comentário