Como armazenar castanha-portuguesa

Como armazenar castanha-portuguesa? A castanha-portuguesa, também conhecida como castanha-europeia, pode ficar na temperatura ambiente ou deve ser mantida na geladeira? Neste post explicamos as melhores formas de guardar a castanha-portuguesa crua e se estiver cozida, para evitar que estrague rápido.

Como armazenar castanha-portuguesa

Muitas pessoas não sabem, mas essa castanha não deve ficar na temperatura ambiente, pois estraga muito rápido. Alguns sites ensinam uma técnica para deixá-la na temperatura ambiente colocando em pote de madeira, fazendo camadas de areia e castanha, mas não é muito prático.

Portanto a melhor forma de preservar a castanha-portuguesa com casca ou sem casca crua é deixando dentro da parte mais fria da geladeira dentro de recipiente hermético. Ela irá durar até 3 semanas sem ficar ruim.

Como armazenar castanha-portuguesa, castanha-europeia
Como armazenar castanha-portuguesa, castanha-europeia

No caso da castanha cozida, também tem que ficar refrigerada na geladeira se você não comer tudo, pois é alimento perecível e pode propagar bactérias. Coloque em recipiente hermético na geladeira, ela irá durar uns cinco dias.

Pode congelar castanha-portuguesa?

A melhor forma de preservar a castanha-portuguesa é guardando no freezer. Ela pode ser congelada crua ou cozida, com casca ou sem casca. Caso você vá utilizá-las em receitas que precisa remover a casca, o ideal é congelar já sem casca. Se não for, pode congelar na casca mesmo.

Coloque em recipiente hermético no freezer, as castanhas podem durar até seis meses no freezer, sem perder suas propriedades.

Caso elas estejam cozidas e você não queira que prenda uma na outra, espalhe-as em uma forma fazendo apenas uma camada e leve ao freezer. Depois que congelar passe para saco de congelamento e volte ao freezer. Assim elas vão ficar soltinhas e você pode tirar apenas o que for preparar.

Como saber que estragou?

A castanha-portuguesa é como outras castanhas, com o tempo ela pode ficar rançosa devido ao contato do óleo da castanha com o ar. Ela ficará com gosto amargo, rançoso, como acontece com a manteiga. Também pode aparecer mofo na casca, se isso acontecer não coma, descarte, pois pode ser perigoso para sua saúde!

Deixe um Comentário