Como armazenar vinagre balsâmico

Como armazenar vinagre balsâmico? Pode ficar na temperatura ambiente ou deve ficar refrigerado na geladeira? Neste post explicaremos as melhores formas de guardar o vinagre balsâmico para evitar que estrague muito rápido.

O vinagre balsâmico é diferente do vinagre comum, é um vinagre mais puro e sua versão tradicional é feita da redução do suco das uvas brancas trebbiano, normalmente leva 12 anos para ficar pronto.

Passo a passo para armazenar vinagre balsâmico

O vinagre balsâmico deve ser mantido em temperatura ambiente se estiver fechado ou aberto. Normalmente em local fesco, escuro, longe da luz do sol ou do calor. Como costuma ser a despensa da casa.

Sempre mantenha a garrafa de vinagre balsâmico bem fechada, após abrir, senão perde sabor. O vinagre balsâmico poderá durar de dois a três anos na temperatura ambiente, após este tempo não quer dizer que estará estragado, mas já vai ter mudança no cheiro e sabor.

Como armazenar vinagre balsâmico
Qual melhor forma de armazenar vinagre balsâmico

Pode congelar vinagre?

Você pode congelar sim o vinagre, mas o tempo de durabilidade dele é tão longo que muitos chefs não recomendam o congelamento. Além disso, ao congelar o vinagre você pode diminuir sua acidez, pois ao descongelar entra umidade na mistura na forma de água.

Caso queira congelar, você pode colocar na forma de gelo vazia, deixar endurecer e depois passar para saco de congelamento ziploc. Assim você pode retirar somente o que for utilizar.

O tempo que irá durar é o mesmo que em temperatura ambiente, uns dois a três anos.

Como saber se o vinagre balsâmico estragou?

O vinagre não costuma estragar nunca, mas sua aparência e sabor degradam com o tempo, por isso é recomendável comer no tempo indicado no rótulo do produto, que é o tempo em que ele estará em sua melhor qualidade.

É normal o vinagre balsâmico ficar turvo, embaçado, se ele foi armazenado corretamente, não estará ruim para comer. Tenha cuidado apenas com o mofo, se deu mofo dentro não coma de jeito nenhum pois pode ser perigoso para saúde.

Deixe um comentário