Como armazenar semente de girassol

Como armazenar semente de girassol com casca e sem casca? Pode ficar quanto tempo na temperatura ambiente? Será que posso guardar na geladeira ou no freezer? Neste post trazemos algumas dicas sobre como guardar sementes de girassol, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar semente de girassol

A semente de girassol é como outros tipos de sementes e grãos, pode ficar na temperatura ambiente, em local escuro, seco e fresco. É importante que fique em recipiente bem vedado, de preferência hermético, para evitar ao máximo o contato com o ar. Na temperatura ambiente ela pode durar uns três meses sem estragar. Não importa se está com casca ou sem casca, se foi comprada a granel ou embalagem fechada.

Como armazenar semente de girassol
Dicas para armazenar semente de girassol

Quem quiser aumentar a durabilidade, pode guardar as sementes de girassol em recipiente hermético na geladeira. Na geladeira a semente de girassol com ou sem casca pode durar quase um ano sem estragar.

Pode guardar semente de girassol no freezer?

Quem não tiver espaço na geladeira, pode guardar as sementes de girassol no freezer, em recipiente hermético.

As sementes de girassol vão durar quase um ano no freezer. Até podem durar mais tempo que isso, mas já começa a perder suas propriedades após este tempo.

Como o tempo é o mesmo de guardar na geladeira, não há necessidade de armazenar no freezer. Ao tirar para consumir, evite deixar muito tempo na temperatura ambiente, pois irá aparecer gotículas de água, molhando as sementes.

Como saber que estragou?

Sempre verifique a aparência e o cheiro. Normalmente quando estraga, pode ficar com cor estranha, desenvolver cheiro ruim ou aparecer mofo. Notando algo errado, inclusive mofo, descarte, não arrisque comer, pois pode ser perigoso.

Deixe um comentário