Como armazenar cacau em pó

Como armazenar cacau em pó? Pode ficar na temperatura ambiente ou precisa de refrigeração da geladeira? Será que pode guardar no freezer? Neste post trazemos algumas dicas de como guardar cacau em pó, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar cacau em pó

O cacau em pó não possui açúcar em sua composição. Sua durabilidade vai depender de como você guardá-lo. Normalmente a validade é indefinida, pois não estraga facilmente.

Para guardar cacau em pó fechado, deixe na temperatura ambiente, local seco e escuro. Evite o contato com a luz do sol, pois pode estragar mais rápido. Fechado ele irá durar indefinidamente. Tenha cuidado quando abrir, verifique se tem inseto ou mofo. Se houver algo errado não arrisque utilizar, descarte.

Como armazenar cacau em pó
Dicas para armazenar cacau em pó

O cacau em pó aberto, deve ser guardado em recipiente hermético, para evitar ao máximo o contato com o ar. Se quiser coloque a embalagem aberta dentro do pote bem vedado. Pode deixar na temperatura ambiente, local seco e fresco. Longe da luz solar. Ele irá durar uns três anos na temperatura ambiente sem ficar ruim.

Pode guardar na geladeira ou freezer?

O armazenamento na geladeira ou freezer não é recomendado, pois ao tirar da geladeira, pode ocorrer condensação, devido à mudança de temperatura.

Se não puder deixar na temperatura ambiente, coloque em recipiente hermético, para evitar ao máximo o contato com o ar frio da geladeira ou do freezer. Quando retirar para usar, não deixe muito tempo o pote na temperatura ambiente, senão vai aparecer água.

Além disso, o cacau pode absorver os aromas, deixando com gosto estranho. Portanto, deve ser colocado em recipiente bem vedado.

Como saber que o cacau em pó estragou?

Cacau em pó não costuma estragar facilmente. Verifique sempre a aparência e o cheiro, para saber se está bom para ser utilizado, esfregue na mão ou prove um pouquinho. Se não sentir cheiro ou sabor de chocolate, está ruim.

Além disso, ao estragar pode ficar com cheiro desagradável, perder sua cor original ou aparecer mofo. Notando algo estranho, não arrisque comer, descarte, pois pode ser perigoso para sua saúde.

Deixe um comentário