Como armazenar mistura para bolo

Como armazenar mistura para bolo? Pode ficar na temperatura ambiente por quanto tempo? Precisa ficar na geladeira ou freezer? Neste post trazemos algumas dicas sobre como guardar mistura para bolo, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar mistura para bolo

A mistura para bolo é uma massa seca, leve, que já vem com todos os ingredientes para preparo de um bolo. Sendo necessário adicionar apenas leite, água ou ovo. É uma mistura que contém fermentos químicos, portanto sua durabilidade após aberto não é muito alta.

Mistura para bolo no pacote fechado, deve ser mantida em temperatura ambiente, local seco e escuro. Sempre longe da luz solar, que causa sua decomposição mais rápido. Na temperatura ambiente ela vai durar uns 10 a 12 meses sem estragar. Após este tempo, não quer dizer que estragou, mas provavelmente ficará estranho ao preparar, devido à decomposição do fermento e outros ingredientes na mistura.

Como armazenar mistura para bolo
Dicas para armazenar mistura para bolo

Se o pacote da mistura para bolo está aberta, deve manter em sua embalagem original na temperatura ambiente, local seco e fresco. Também longe da luz do sol. Se achar necessário, coloque o pacote original em recipiente hermético, para evitar contato com o ar. A mistura para bolo aberta costuma durar de 15 a 20 dias na temperatura ambiente, sem ficar ruim. Verifique na embalagem, alguns podem ter uma durabilidade um pouquinho maior.

Isso não quer dizer que ela estragou após este tempo, mas provavelmente não irá ter o mesmo efeito de quando estava na data de validade. Ficará com sabor sem graça e duro.

Pode guardar na geladeira ou freezer?

Não é recomendado guardar mistura de bolo na geladeira nem no freezer. Isso não irá aumentar a durabilidade da mistura. É o mesmo caso do fermento, irá estragar e o bolo não vai crescer ao assar.

Em alguns casos é possível guardar apenas a mistura caso você já tenha misturado com os líquidos. Por exemplo, se tiver uma emergência e não puder colocar no forno. Cubra a vasilha e deixe a mistura batida na geladeira. Coloque no forno no dia seguinte e não remova da geladeira dentro deste tempo.

Como saber que a mistura de bolo estragou?

A mistura para bolo não costuma estragar, o que ocorre é que ela perde suas propriedades com o tempo. Portanto, quando preparar o bolo, vai ficar um bolo ruim, sem crescer. Sempre verifique a aparência da mistura, ela pode ficar com cor esquisita, cheiro azedo ou aparecer mofo. Notando algo estranho não arrisque comer, principalmente em caso de mofo ou inseto. Pode ser perigoso para sua saúde.

Deixe um comentário