Como armazenar óleo de noz

Como armazenar óleo de noz? Pode ficar na temperatura ambiente ou precisa de refrigeração na geladeira? Será que pode guardar no freezer? Neste post trazemos algumas dicas sobre como guardar óleo de noz, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar óleo de noz

O óleo de noz é o óleo extraído das nozes e existem algumas variedades diferentes deles, dependendo da noz utilizada.

O óleo de noz fechado deve ser mantido na temperatura ambiente, local seco, escuro e fresco. Longe da luz do sol. Ele pode durar uns 12 meses sem ficar ruim. Após este tempo não quer dizer que estragou, mas já começa a perder suas propriedades naturais.

Atenção! Se onde você mora a temperatura for muito quente e muito úmido, é recomendado guardar o óleo de noz na geladeira. Ele irá durar os mesmos 12 meses sem estragar. Na geladeira ele poderá ficar turvo ou solidificar devido à baixa temperatura. Mas se deixar um pouco na temperatura ambiente, ele voltará à consistência e cor normais.

Como armazenar óleo de noz
Dicas para armazenar óleo de noz

Se o óleo de noz está aberto, ele deve ser guardado refrigerado na geladeira para não estragar. Na geladeira poderá durar de 6 a 8 meses sem ficar ruim. Para utilizar deixe na temperatura ambiente por um tempo, que voltará a consistência e cor normais.

Pode guardar o óleo de noz no freezer?

Não é recomendado guardar óleo de noz no freezer, pois sua temperatura de congelamento é muito inferior à temperatura do freezer, portanto não irá congelar. Evite colocar o óleo de noz no freezer ou congelador.

Como saber que estragou?

Normalmente o óleo de noz não estraga, o que ocorre é que após a validade ele ficará com textura, cor e sabor alterados. Mas geralmente não é perigoso seu consumo. Sempre verifique a aparência e o cheiro, se tem corpos estranhos ou mofo. Notando algo errado não arrisque comer, pois pode ser perigoso para sua saúde, principalmente em caso de mofo.

Deixe um comentário