Como armazenar molho de ostra

Como armazenar molho de ostra? Pode ficar na temperatura ambiente ou precisa ficar refrigerado na geladeira? Será que pode guardar no freezer? Neste post trazemos algumas dicas sobre como guardar o molho de ostra, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar molho de ostra

O molho de ostra é um tempero típico da China, muito usado no Vietnã e Tailândia. É feito da fervura das ostras em água, temperatura morna, até ficar o molho espesso castanho. Possui um sabor forte de umami.

Molho de ostra fechado pode ser mantido na temperatura ambiente, local seco, escuro e fresco. Sempre longe da luz solar, que acelera sua decomposição. Na temperatura ambiente ele irá durar uns três anos sem ficar ruim.

Se o molho de ostra está aberto deverá ser armazenado na geladeira, em seu recipiente bem fechado. Ele poderá durar uns 20 a 24 meses na geladeira.

Pode congelar molho de ostra?

Não é recomendado o congelamento do molho de ostra, pois ele contém alta quantidade de sal. Ele não irá congelar no freezer. É um produto fermentado que contém álcool. O álcool e o sal presentes não deixam que ele congele.

Dicas para armazenar molho de ostra
Dicas para armazenar molho de ostra

Portanto não guarde molho de ostra no freezer.

Como saber que estragou?

Sempre verifique a aparência e o cheiro do molho de ostra. Ele pode ficar com cheiro estranho de azedo, ou aparecer mofo no líquido. Notando algo errado não arrisque comer, descarte, principalmente em caso de mofo, pois pode ser perigoso para sua saúde.

Deixe um comentário