Como armazenar molho de carne

Como armazenar molho de carne? Será que ele precisa ficar na geladeira ou pode deixar na temperatura ambiente? Posso congelar para durar mais tempo? A seguir trazemos algumas dicas sobre como guardar molho de carne, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar molho de carne

O molho de carne, conhecido como beef gravy nos Estados Unidos e Reino Unido, é um molho feito do suco e gordura da carne, engrossado com farinha ou amido de milho, mas também pode ser feito pela redução do caldo da carne.

O molho de carne é um alimento perecível, portanto não deve nunca ficar na temperatura ambiente por muito tempo. Não deixe mais do que duas horas fora da refrigeração. Se onde você mora for mais do que 32ºC, evite deixar mais do que uma hora fora da geladeira. O risco de propagar bactérias nocivas é grande.

Como armazenar molho de carne gravy
Dicas para armazenar molho de carne

O molho de carne feito em casa deve ser colocado dentro de recipiente hermético na geladeira. Ele poderá durar uns quatro dias sem ficar ruim. Quando for utilizar, aqueça até ferver por completo.

O molho de carne enlatado não é muito comum no Brasil, mas existe. Esse pode ser mantido na temperatura ambiente por uns três anos desde que esteja fechado. Tem que ficar em local fresco, escuro e seco. Após aberto, a durabilidade é quase a mesma do feito em casa, coloque no recipiente hermético na geladeira e ele vai durar uns três a cinco dias.

Pode congelar molho de carne?

Você pode congelar o molho de carne, não importa se foi feito em casa ou comprou pronto.

Para congelar coloque em recipiente hermético no freezer. Quem quiser pode colocar dentro de saco plástico tipo ziploc, tirar o ar fazendo uma camada fina. Deixe congelar assim, você poderá tirar pedaços quando quiser utilizar.

No freezer o molho de carne pode durar uns três meses sem estragar. Quando for utilizar você pode descongelar na geladeira de um dia para o outro, ele irá durar mais uns dois a três dias na geladeira, desde que não seja removido da refrigeração. Caso utilize algum descongelamento rápido, coma imediatamente e não volte para geladeira.

Como saber que estragou?

Sempre verifique a aparência e o cheiro do molho. Normalmente quando estraga pode ficar com cheiro azedo, cor esquisita ou até aparecer mofo. Se notar algo errado não arrisque comer, descarte! Tenha cuidado também com produtos enlatados, se tiver vazamento ou algum amassado forte ou ferrugem, não coma, descarte.

Deixe um comentário