Como armazenar molho salsa picante

Como armazenar molho salsa picante mexicano? Pode ficar na temperatura ambiente ou precisa de refrigeração? Será que pode ser congelado para durar mais tempo? Neste post trazemos algumas dicas sobre como guardar a salsa mexicana, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar molho salsa

A salsa mexicana (molho salsa) é um alimento perecível, como outros tipos de molho preparados com tomate. Portanto você nunca deve deixar mais do que duas horas fora da refrigeração. Se onde você mora for 32ºC ou maior, evite deixar mais do que uma hora na temperatura ambiente. A temperatura mais alta, favorece a propagação de bactérias nocivas.

No caso da salsa mexicana feita em casa, deve ficar o tempo todo na geladeira dentro de pote com tampa, e deve ser consumida o mais rápido possível. Normalmente no dia seguinte, já não tem o mesmo sabor e textura. Mas isso não quer dizer que está estragada, ela costuma durar uns cinco dias na geladeira sem estragar.

A salsa mexicana comprada refrigerada, deve ser mantida o tempo todo na geladeira, e costuma durar uns sete dias sem estragar.

No caso do molho salsa mexicano enlatado ou embalado a vácuo em pote de vidro e não refrigerado, possui durabilidade maior. Costumam durar uns 12 meses sem estragar e podem ficar na temperatura ambiente (local seco, fresco e escuro) enquanto fechados. Após abertos, coloque em pote hermético na geladeira, eles costumam durar uns 30 dias na geladeira sem estragar.

Como armazenar molho salsa
Dicas para armazenar molho salsa picante

Pode congelar salsa mexicana?

Quem não for consumir logo, o recomendado é justamente congelar, pois assim o molho pode durar uns dois meses sem ficar ruim.

Aproveite para conferir como armazenar salsa fresca.

Para congelar coloque em recipiente hermético ou saco de congelamento no freezer.

Como saber que estragou?

Sempre verifique a aparência e o cheiro do molho salsa mexicana. Normalmente quando estraga ela fica com cheiro de azedo, corpos estranhos ou pode aparecer mofo. Notando algo errado, não arrisque comer, descarte. Pode ser perigoso para sua saúde.

Deixe um comentário