Como armazenar batata baroa, mandioquinha

Como armazenar batata baroa, mandioquinha? Precisa ficar refrigerada na geladeira? Será que pode ser congelada para conservar por mais tempo? A seguir trazemos alguams dicas sobre como guardar batata baroa, para evitar que estrague muito rápido.

A batata baroa também é conhecida como mandioquinha, batata-fiúza, batata-salsa, cenourinha-amarela ou cenourinha branca. Em inglês é conhecida como arracacha ou racacha.

Dicas para armazenar batata baroa

A batata baroa é uma raiz delicada, que estraga bem mais rápido do que a batata comum. Portanto não é recomendado deixá-la na temperatura ambiente, pois fica gosmenta rapidamente.

Se você deixar a batata baroa dentro de um saco na temperatura ambiente, ela irá durar uns 7 dias. Tem que ser local fresco, escuro e seco.

Como armazenar batata baroa, mandioquinha
Dicas para armazenar batata baroa, mandioquinha

Para conservar por mais tempo, coloque a batata baroa crua dentro de saco na geladeira. Ela irá durar uns 15 a 21 dias na geladeira, sem ficar ruim, desde que seja mantida na temperatura correta. Caso apareçam gotinhas de água dentro do saco, faça furinhos com o garfo. Isso irá reduzir a formação de água, que pode causar a deterioração da mandioquinha.

Se a batata baroa estiver cozida, coloque em recipiente com tampa na geladeira. Ela irá durar uns três a quatro dias sem estragar.

Pode congelar batata baroa para conservar por mais tempo?

Você pode congelar a batata baroa, mas é importante fazer o cozimento primeiro. Pois quando congelada crua, ela escurece com o tempo.

Portando descasque e corte a batata baroa como preferir. Coloque para cozinhar e depois deixe escorrer. Passe para recipiente hermético e leve ao freezer. A batata baroa cozida irá durar uns dois meses a três meses no freezer, sem perder suas propriedades.

Coloque porções pequenas para congelar, pois depois que descongelar, não ficará boa para congelar novamente.

Como saber que estragou?

Normalmente quando a batata baroa estraga, ela fica gosmenta pois perde água, também fica molenga e pode ficar com cheio ruim. Notando algo errado não arrisque comer, descarte.