Posso congelar folhas verdes?

Posso congelar folhas verdes? Muitas pessoas não sabem, mas espinafre, couve, folhas de beterraba, de mostarda, folhas de nabo e acelga podem ser congeladas para conservar por até um ano. Já explicamos aqui no site como congelar frutas corretamente. Neste post explicaremos como você pode preparar as folhas verde-escuras para o congelamento.

O que fazer para congelar folhas verdes sem estragar?

Dê preferência para congelar as folhas novas, com boa coloração e sem manchas.

Enxágua as folhas várias vezes na água corrente, para remover toda areia e sujeira que possa estar presa.

Corte ou rasgue as folhas como preferir, para deixar já no formato que você irá utilizar nos pratos. Folhas pequenas não precisam ser cortadas ou rasgadas.

Agora será preciso realizar o branqueamento, e ele deve ser feito com pouca quantidade de folhas por vez. Antes de começar deixe tudo preparado na posição:

  • coloque uma panela no fogo cheia de água e deixe fervendo;
  • coloque uma vasilha com água e gelo na bancada do lado;
  • deixe o escorredor de macarrão dentro da pia (para escorrer as folhas).

Quando a água da panela ferver, coloque um pouco das folhas verdes dentro dela. Aguarde voltar a ferver a água, quando começar a ferver de novo, marque 3 minutos se for couve, 2 minutos para outras folhas verde-escuras e 90 segundos para folhas de espinafre que estiverem bem macias.

Posso congelar folhas verdes?
Posso congelar folhas verdes? Como?

Depois que terminar o tempo de fervura, retire as folhas verdes usando uma espátula e coloque diretamente na vasilha com água gelada. Deixe o mesmo tempo que deixou na fervura. Isso irá parar o cozimento.

Em seguida coloque as folhas para escorrer e secar bem. Transfira para recipientes herméticos que pode ir ao freezer. Encha o recipiente com água, deixando 2 centímetros de espaço para a tampa.

Marque a embalagem com a data e o tipo de folha.

Guarde no freezer, as folhas podem ficar guardadas por 8 a 12 meses, sem perderem suas propriedades.

Deixe um comentário