Como armazenar araruta

Como armazenar araruta, na forma de vegetal e em pó seco? A Maranta arundinacea, mais conhecida como araruta no Brasil, precisa ficar na geladeira? Será que pode congelar? A seguir trazemos algumas dicas sobre como guardar araruta, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar araruta

A araruta é uma hortaliça, raiz, parecida com a batata baroa ou o inhame. Pode ser consumida em sua forma natural, mas normalmente é utilizada como farinha no preparo de biscoitos, bolos e outros produtos.

Se for comprar na forma de raiz, escolha os tubérculos que estejam firmes e sem marcas ou machucados, que tenha um pouco de brilho. Guarde-os dentro de saco plástico na gaveta de legumes, como costuma fazer com as batatas.

A araruta em hortaliça pode durar uns 15 dias na geladeira sem estragar.

Como armazenar araruta
Dicas para armazenar araruta

Se você comprou a farinha de araruta, que é a araruta na forma de pó seco, você deve mantê-la em recipiente hermético para evitar contato com o ar. Ela pode durar uns três anos, se for mantida em local fresco, escuro e seco, longe da luz do sol e do calor. É importante lembrar que ela vai perdendo sua efetividade com o tempo de armazenamento.

Pode congelar araruta?

O congelamento da hortaliça e da farinha de araruta não são recomendadas. Portanto evite guardar no freezer.

Como saber que estragou?

A raiz araruta quando estraga fica com manchas escuras, perde seu brilho natural e pode ficar com partes podres, gosmenta. Notando algo errado, descarte.

Já a farinha de araruta não costuma estragar, o que ocorre é que ela perde sua efetividade, e o prato que fizer com ela não será o mesmo. Também pode aparecer mofo. Não prove nem remova o mofo para comer, descarte, pois mofo é perigoso para saúde.

Deixe um comentário