Como armazenar raiz de aipo

Como armazenar raiz de aipo? Precisa ficar na geladeira para não estragar? Será que pode congelar para conservar por mais tempo? A seguir trazemos algumas dicas de como guardar a raiz de aipo, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar raiz de aipo

A raiz de aipo, também conhecida como cabeça de aipo ou aipo bola, é o tubérculo do aipo, sua raiz que é redonda e grande. No mercado escolha os que estiverem com cheiro fresco de aipo, limpos e firmes ao toque. As raízes que estiverem pequenas, normalmente são mais tenros. Ao preparar descasque, corte, fatie ou rale, como preferir. Pode ser usado em sopas, no lugar de batatas ou até crua em salada.

Para gaurdar corte os caules e refrigere sem lavar!! Embale com plástico filme ou saco plástico, bem fechado. A raiz de aipo crua irá durar uns sete a dez dias na geladeira.

Como armazenar raiz de aipo
Dicas para armazenar raiz de aipo

Se a raiz de aipo estiver cozida, você deve refrigerá-la dentro de duas horas. Nunca deixe mais do que isso fora da geladeira, pois o risco de propagar bactérias nocivas é grande. Se onde você mora for mais de 32ºC, não deixe mais do que uma hora fora da refrigeração.

Guarde a raiz de aipo cozida na geladeira, ela irá durar uns quatro dias sem ficar ruim.

Posso congelar raiz de aipo?

A raiz de aipo crua não é aconselhável congelar, pois ela perde suas qualidades originais.

No caso da raiz de aipo cozida, você pode congelar colocando dentro de recipiente hermético no freezer. Ele irá durar uns dez meses no freezer, sem estragar. Desde que não ocorra mudança na temperatura de armazenamento.

Não há necessidade de descongelar, você pode tirar do freezer e adicionar diretamente no prato quente ou na água quente para descongelar e aquecer.

Como saber que estragou?

Sempre verifique a aparência e o cheiro, normalmente a raiz de aipo quando estraga fica gosmenta e molenga, também perde sua cor natural. Descarte a raiz de aipo se notar qualquer coisa errada.

Deixe um comentário