Como armazenar Melão de São Caetano

Como armazenar Melão de São Caetano? Precisa ficar refrigerado na geladeira? Será que pode ser congelado para conservar por mais tempo? Neste post trazemos algumas dicas sobre como guardar melão de São Caetano, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar Melão de São Caetano

O melão de São Caetano (Momordica charantia) é uma planta trepadeira que dá o fruto oblongo e espinhos macios, parecido com pepino, que pode ter cor amarela ou laranja quando maduro. Ao comprar você deve escolher os melões de São Caetano que estiverem firmes, sem marcas por fora, com 12 a 30 cm de comprimento. Os melões que estiverem na cor verde possuem sabor mais amargo, os mais amarelados possuem sabor mais suave.

Guarde o melão cru inteiro dentro de saco de papel ou saco plástico e coloque na geladeira. Ele irá durar uns cinco dias sem ficar ruim. Só lave e corte o melão no momento que for preparar!

Como armazenar Melão de São Caetano
Dicas para armazenar Melão de São Caetano

A dica para preparar o melão é cortar ao meio e jogar fora as sementes e o núcleo fibroso. Para reduzir o amargor, faça branqueamento em água fervente, colocando por 2 a 3 minutos. Depois jogue no pote com água com gelo para cortar o cozimento. Sua pele é comestível e nem sempre é removida. Pode ser feito recheado, curado ou em conserva.

Se ele já estiver cozido, coloque dentro de recipiente hermético na geladeira. Vai durar os mesmos cinco dias.

Pode congelar melão de São Caetano?

Não, o congelamento do melão de São Caetano não é aconselhável, pois ele perde suas qualidades originais.

Como saber que estragou?

Normalmente quando o melão de São Caetano estraga fica gosmento e pegajoso, também pode perder sua cor natural e ficar com cheiro ruim. Notando algo errado, descarte, nem prove.

Deixe um comentário