Como armazenar folhas de amaranto

Como armazenar folhas de amaranto? Elas precisam ficar refrigeradas na geladeira? Será que podem ser congeladas para usar em pratos quentes? A seguir trazemos algumas dicas de como guardar as folhas de amaranto, para evitar que estraguem muito rápido.

Dicas para armazenar folhas de amaranto

As folhas de amaranto não são muito conhecidas no Brasil, por aqui o amaranto é mais conhecido por suas sementes nutritivas. Mas as folhas também são comestíveis e podem ser refogadas (como espinafre), assadas, cozidas ou até comida crua. Muito utilizadas na Ásia, África, Caribe e Grécia, as folhas podem ter a cor verde, roxa, vermelho ou amarelada.

Partes velhas ou duras dos caules devem ser descartados. Lave bem antes de preparar. Seu cozimento é mais rápido do que as folhas do espinafre.

As folhas de amaranto precisam ser tratadas como qualquer outras folhas de verduras. Escolhas as frescas, que não estejam manchadas ou descoloridas. Deixe dentro de saco plástico na geladeira. Ela irá durar uns sete dias na geladeira sem estragar.

Como armazenar folhas de amaranto
Dicas para armazenar folhas de amaranto

As folhas podem murchar inclusive dentro da geladeira, normalmente quando isso acontece é apenas que elas estão secas. Você pode tentar ressuscitá-las colocando dentro de pote com água fria (totalmente submersas), e deixando na geladeira durante a noite.

Pode congelar folhas de amaranto?

As folhas de amaranto podem ser congeladas, mas ficarão boas para serem utilizadas em pratos quentes. Não vai ficar tão boa para ser comida crua.

Antes de levar ao freezer, faça branqueamento. Coloque as folhas cortadas dentro de água fervente por 2 a 4 minutos. Depois tire e coloque dentro de um pote com água e gelo pelo mesmo tempo do cozimento. Deixe escorrer bem.

Coloque em recipiente próprio para congelamento, cubra com água gelada deixando 2,0 cm de espaço para tampa. Leve ao freezer. Elas podem durar uns oito meses sem estragar.

Como saber que estragou?

As folhas de amaranto quando estragam podem ficar molengas, perder sua cor natural, como acontece com a espinafre ou a alface. Notando algo errado descarte, nestes casos não adiante tentar colocar na água fria para ressuscitar.

Deixe um comentário