Como armazenar truta

Como armazenar truta? Pode deixar fora da geladeira? Será que posso guardar no freezer para durar mais tempo? Neste post trazemos algumas dicas sobre como guardar truta, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar truta

A truta fresca é um alimento perecível como outros tipos de carne. Portanto não deve ficar fora da refrigeração. Nunca deixe mais do que duras horas na temperatura ambiente. Se onde você mora for 32ºC ou superior, não deixe mais do que uma hora.

A truta fresca deve ficar dentro da sua embalagem original na geladeira. Se não tiver embalagem, coloque dentro de recipiente com tampa. Na geladeira ela vai durar uns dois dias sem estragar.

Como armazenar truta
Dicas para armazenar truta

Se a truta está cozida, coloque em recipiente hermético na geladeira. Ela poderá durar uns quatro dias sem estragar, desde que seja mantida na temperatura.

No caso da truta defumada, coloque em recipiente hermético na geladeira, ela irá durar uns sete dias na geladeira, sem estragar.

Pode congelar truta?

Quem quiser guardar a truta por mais tempo, o ideal é justamente congelar.

Embale bem com filme plástico e coloque dentro de recipiente hermético, para evitar queimaduras causadas pelo ar frio. Principalmente se for deixar por mais de 1 mês no freezer.

No freezer a truta fresca crua ou já cozida vai durar de dois a três meses sem estragar. Após este tempo não quer dizer que estragou, mas já perde suas propriedades originais, ficando com sabor e textura alterados.

A truta defumada também pode ser congelada, e dura uns dois meses no freezer.

Se a truta foi comprada congelada, mantenha no freezer o tempo todo. Estes peixes congelados duram bem mais tempo no freezer. Normalmente a truta comprada congelada pode ficar uns oito meses no freezer sem estragar.

Como saber que estragou a truta?

Sempre verifique a aparência e o cheiro do peixe. Normalmente quando a truta estraga, ela pode ficar gosmenta, perder a cor ou ficar com cheiro forte de podre. Notando algo estranho, não arrisque comer pois pode ser perigoso para sua saúde.

Também pode ocorrer de aparecer queimadura pelo ar frio do freezer, neste caso não quer dizer que estragou, mas esta parte queimada fica desidratada, com sabor e textura desagradáveis. Remova-a.

Deixe um comentário