Como armazenar centeio

Como armazenar centeio? Pode ficar na temperatura ambiente por quanto tempo? Será que posso guardar no freezer? Neste post trazemos algumas dicas sobre como guardar centeio, para evitar que estrague rápido demais.

Dicas para armazenar centeio

O grão de centeio cru seco é como os outros tipos de grãos, pode ficar na temperatura ambiente, local seco e fresco. Longe da luz do sol. Se o pacote original foi aberto, coloque os grãos dentro de recipiente hermético, para evitar o máximo o contato com o ar e para evitar aparecimento de insetos.

O centeio cru pode durar até um ano na temperatura ambiente, desde que mantido nas condições corretas. Tenha cuidado com mofo, antes de utilizar sempre verifique se apareceu algum.

Como armazenar centeio
Dicas para armazenar centeio

Se o grão de centeio foi cozido, ele não pode ficar na temperatura ambiente, senão estraga rapidamente. Nunca deixe mais do que duas horas fora da refrigeração. Se onde você mora for mais do que 32ºC, não deixe mais do que uma hora. Coloque dentro de recipiente com tampa na geladeira. O centeio cozido pode durar uns cinco dias na geladeira sem estragar.

Posso congelar centeio?

Você pode congelar grão de centeio cozido, é uma maneira de guardá-los por um pouco mais de tempo.

Coloque centeio cozido dentro de recipiente hermético no freezer, ele irá durar um mês sem azedar ou perder suas propriedades.

Como saber que estragou?

O centeio cru não costuma estragar fácil, o que pode ocorrer é aparecer mofo ou ele ficar molenga devido à umidade. Também pode aparecer insetos nos grãos. Tenha cuidado, notando algo errado, não consuma, descarte.

No caso do centeio cozido, ele pode azedar se ficar muito tempo fora da geladeira. Neste caso fica com cheiro ruim e sabor desagradável, não coma, descarte.

Deixe um comentário