Como armazenar semente e extrato de anis, erva-doce? Pode ficar na temperatura ambiente ou precisa de refrigeração? Neste post trazemos algumas dicas sobre como guardar semente e extrato de anis, para evitar que estrague muito rápido.
Dicas para armazenar semente e extrato de anis
Apesar do nome parecido, o anis (Pimpinella anisum) é a erva-doce, e não deve ser confundido com o anis-estrelado (Illicium verum). Os dois podem ser utilizados em receitas e extratos de anis, pois contêm anetol, mas são de família diferente de plantas. O anis é muito utilizado na culinaria da Europa, mediterrânea e Oriente Médio, enquanto o anis-estrelado é mais utilizado na China. Também não deve ser confundido com o funcho (Foeniculum vulgare), que é a versão vegetal da erva-doce, mas esses são da mesma família e possuem sabor semelhante.
As sementes de anis (erva-doce) desidratadas (inteiras ou trituradas) podem ficar na temperatura ambiente, dentro de recipiente hermético. Longe do calor e da luz do sol, local fresco e seco. A semente de anis inteira pode durar uns três anos sem perder seu sabor. Se estiver triturada dura de 12 a 18 meses, pois ao triturar acelera o processo de oxidação do óleo da semente. Pode durar até mais que isso, mas já começa a perder seu aroma e sabor original.
Mas é importante que não ocorra muito contato com o ar e que o local não seja úmido. Senão é grande o risco de aparecer mofo dentro deste tempo. Quanto menos contato com o ar, melhor, pois evita a oxidação do óleo das sementes.
No caso do extrato de anis, erva-doce, também deve ficar armazenado na temperatura ambiente, local seco e fresco. Nunca perto de fonte de calor ou deixado na luz do sol. Por isso o potinho do extrato é escuro, para evitar o máximo de contato com a luz.
O extrato de anis pode durar uns três anos na temperatura ambiente, sem perder suas propriedades. Mantenha sempre muito bem fechado.
Pode guardar semente de anis na geladeira ou freezer?
Não é recomendado guardar essas sementes na geladeira ou no freezer. O principal problema é quando você tira da temperatura baixa e expõe o pacote de sementes ao ar. Elas atraem a condensação, ocasionando umidade. A umidade deteriora as sementes, oxidando os óleos mais rapidamente.
Como saber que estragou?
Normalmente esses temperos desidratados não estragam, o que acontece é que o anis perde seu sabor e efetividade. Não irá passar o mesmo sabor para as comidas. Para testar se ainda tem potência, esfregue um pouco na palma da mão antes de usar. Se você sentir o aroma e sabor, é porque ainda dá para ser utilizado nas receitas.
Tenha cuidado com mofo, se notar que apareceu bolor não arrisque comer, descarte! Inclusive no extrato, podem aparecer corpos estranhos, não utilize.