Como armazenar geléia de morango

Como armazenar geléia de morango? Precisa ficar refrigerada na geladeira? Será que pode ser congelada? Neste post trazemos algumas dicas sobre como guardar geléia de morango, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar geléia de morango

Geléia de morango não costuma estragar com facilidade, pois o açúcar ajuda a conservar o produto.

No caso da geléia de morango fechada pode ser mantida na temperatura ambiente, em local fresco e escuro, como a despensa. Ela costuma durar uns dois anos sem estragar.

Se o pote de geléia foi aberto, então você terá que manter o pote bem fechado na geladeira. Na geladeira a geléia aberta pode durar de um a dois meses sem perder suas propriedades. É importante destacar, que dependendo da temperatura da geladeira, ela poderá mofar bem antes disso. Portanto tudo dependenderá do modo de armazenamento.

Dicas para armazenar geléia de morango
Dicas para armazenar geléia de morango

Se a geléia de morango é caseira (artesanal), você quem cozinhou em casa ou ganhou de presente, deve ser mantida na geladeira. Ela pode durar um a dois meses sem estragar. Mas tudo vai depender da esterilização do vidro da geléia e da temperatura de armazenamento.

Pode congelar geléia de morango?

Se sua geléia de morango é caseira e você não está mais aguentando comer, você pode sim congelar a geléia no freezer. Mas atenção! É importante destacar que ela pode ficar com consistência um pouco diferente no descongelamento, devido aos cristais de água que se formam no morango. Teste congelando pouca quantidade e veja se vai gostar.

Para congelar coloque porções pequenas dentro de recipientes herméticos. Assim quando for utilizar, você tira apenas o que vai consumir, sem estragar o restante. Tenha cuidado com potes de vidro, pois eles podem rachar quando a geléia congelar. Se decidir por pote de vidro, escolha um que seja grosso e forte. Os potes de plásticos também precisam ser fortes, pois a geléia irá expandir no congelamento. Deixe um espaço de uns 3 cm para a tampa.

No freezer a geléia caseira pode durar uns seis meses sem perder suas propriedades. Após este tempo não quer dizer que estragou, mas já começa a perder suas propriedades.

Para utilizar, deixe o pote de geléia de um dia para o outro na geladeira para descongelar. Se decidir por descongelamento rápido em banho-maria, tenha cuidado para não estourar o vidro.

Como saber que estragou?

A geléia de morango normalmente não estraga, mas verifique sempre a aparência e o cheiro. Se notar cheiro de azedo ou aparecer mofo, não arrisque comer, descarte.

Deixe um comentário