Como armazenar semente e extrato de anis, erva-doce

Como armazenar semente e extrato de anis, erva-doce? Pode ficar na temperatura ambiente ou precisa de refrigeração? Neste post trazemos algumas dicas sobre como guardar semente e extrato de anis, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar semente e extrato de anis

Apesar do nome parecido, o anis (Pimpinella anisum) é a erva-doce, e não deve ser confundido com o anis-estrelado (Illicium verum). Os dois podem ser utilizados em receitas e extratos de anis, pois contêm anetol, mas são de família diferente de plantas. O anis é muito utilizado na culinaria da Europa, mediterrânea e Oriente Médio, enquanto o anis-estrelado é mais utilizado na China. Também não deve ser confundido com o funcho (Foeniculum vulgare), que é a versão vegetal da erva-doce, mas esses são da mesma família e possuem sabor semelhante.

As sementes de anis (erva-doce) desidratadas (inteiras ou trituradas) podem ficar na temperatura ambiente, dentro de recipiente hermético. Longe do calor e da luz do sol, local fresco e seco. A semente de anis inteira pode durar uns três anos sem perder seu sabor. Se estiver triturada dura de 12 a 18 meses, pois ao triturar acelera o processo de oxidação do óleo da semente. Pode durar até mais que isso, mas já começa a perder seu aroma e sabor original.

Como armazenar semente e extrato de anis, erva-doce
Dicas para armazenar semente e extrato de anis, erva-doce

Mas é importante que não ocorra muito contato com o ar e que o local não seja úmido. Senão é grande o risco de aparecer mofo dentro deste tempo. Quanto menos contato com o ar, melhor, pois evita a oxidação do óleo das sementes.

No caso do extrato de anis, erva-doce, também deve ficar armazenado na temperatura ambiente, local seco e fresco. Nunca perto de fonte de calor ou deixado na luz do sol. Por isso o potinho do extrato é escuro, para evitar o máximo de contato com a luz.

O extrato de anis pode durar uns três anos na temperatura ambiente, sem perder suas propriedades. Mantenha sempre muito bem fechado.

Pode guardar semente de anis na geladeira ou freezer?

Não é recomendado guardar essas sementes na geladeira ou no freezer. O principal problema é quando você tira da temperatura baixa e expõe o pacote de sementes ao ar. Elas atraem a condensação, ocasionando umidade. A umidade deteriora as sementes, oxidando os óleos mais rapidamente.

Como saber que estragou?

Normalmente esses temperos desidratados não estragam, o que acontece é que o anis perde seu sabor e efetividade. Não irá passar o mesmo sabor para as comidas. Para testar se ainda tem potência, esfregue um pouco na palma da mão antes de usar. Se você sentir o aroma e sabor, é porque ainda dá para ser utilizado nas receitas.

Tenha cuidado com mofo, se notar que apareceu bolor não arrisque comer, descarte! Inclusive no extrato, podem aparecer corpos estranhos, não utilize.

Deixe um comentário