Como armazenar funcho, erva-doce

Como armazenar funcho, erva-doce? O talo e folhas podem ficar em temperatura ambiente ou têm que ser refrigerados? Será que posso congelar se não for comer tudo? A seguir falaremos sobre o armazenamento do funcho para evitar o apodrecimento precoce.

O funcho é popularmente chamado de erva-doce devido ao sabor característico de anis, mas eles não são a mesma coisa. Funcho é Foeniculum vulgare e possui flores amarelas e folhas arredondadas, enquanto a erva-doce é Pimpinella anisum e apresenta flores brancas.

Como armazenar funcho

O funcho não deve ficar em temperatura ambiente, ele deve permanecer sempre refrigerado para não estragar. Assim que chegar do mercado ou feira, coloque o funcho na geladeira dentro do saco plástico.

O funcho cru na geladeira vai durar uns dez dias sem ficar ruim, desde que não ocorra mudança na temperatura. Não deixe-o aberto pois pode pegar sabor da geladeira.

Como armazenar funcho, erva-doce
Como armazenar funcho, erva-doce, Foeniculum vulgare

Posso congelar o funcho?

É possível o congelamento do funcho cru, mas o ideal é fazer o branqueamento antes, para ele não perder sabor.

Lave bem e remova as partes estranhas. Coloque água para ferver em uma panela, e deixe uma vasilha com água com gelo na bancada. Passe o funcho na água fervente por três minutos e depois coloque na água gelada por uns seis a oito minutos. Coloque no escorredor de macarrão e passe papel toalha nele, para remover o máximo da água. Coloque no recipiente hermético e leve ao freezer.

No freezer o funcho vai durar quase um ano sem ficar ruim. Descongele na geladeira de um dia para o outro ou coloque direto no prato que estiver preparando. Lembrando que se houver queda de luz esse tempo não será o mesmo, não pode ocorrer mudanças na temperatura de armazenamento.

Como saber que está estragado?

O funcho que está apodrecendo fica molenga e perde a cor. Também pode ficar com cheiro esquisito. Notando algo errado não prove, principalmente se for mofo, pois é perigoso para saúde. Descarte!

1 comentário em “Como armazenar funcho, erva-doce”

Deixe um comentário