Como armazenar pão de alho

Como armazenar pão de alho? Precisa ficar na geladeira ou posso deixar na temperatura ambiente? Será que posso congelar o pão de alho para guardar por mais tempo? Neste post trazemos algumas orientações sobre o armazenamento de pão de alho, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar pão de alho

Pão de alho feito em casa, pode ficar na temperatura ambiente por um dia, desde que não tenha sido adicionada maionese. Embrulhe bem com papel alumínio para evitar o contato com o ar e seu ressecamento.

O pão de alho guardado na geladeira não fica gostoso, pois o pão resseca rapidamente e fica duro. Por isso não é recomendado guardar pão de alho na geladeira. Caso tenha feito pão de alho com maionese, é preciso comer tudo, pois a maionese não pode ficar na temperatura ambiente por muito tempo. É um alimento que estraga rapidamente e pode causar intoxicação alimentar.

Como armazenar pão de alho
Dicas para armazenar pão de alho

Pão de alho industrializado contém conservantes e podem ser mantidos na geladeira, normalmente por uns dois meses na geladeira. Mas sempre verifique o especificado no rótulo, pois isso pode variar conforme a marca.

Pode congelar pão de alho?

Caso não pretenda comer o pão de alho em 24 horas, a melhor maneira de conservá-lo é justamente congelando.

Para congelar embrulhe o pão de alho caseiro com papel alumínio ou plástico filme, para ficar bem embalado e vedado, e evitar contato com o ar gelado do freezer. O pão de alho pode durar uns três meses no freezer, sem perder suas propriedades.

Para utilizar retire do freezer e coloque direto no forno pré-aquecido a 220ºC. Deixe a fatia com a manteiga virada para cima, para amolecer e dourar. Aguarde 5 minutos ou até ver que a manteiga derreteu e as bordas estão douradas. Sirva imediatamente. Não volte para o freezer, se não comer descarte.

Pão de alho industrializado pode ser congelado e costuma ter a durabilidade de 4 meses no freezer. Mas sempre verifique o especificado na embalagem, por existirem variações de tempo de validade.

Como saber que o pão estragou?

Pão de alho normalmente não estraga de ficar podre, o que pode acontecer é a manteiga ficar rançosa, ou o pão ficar duro, também pode ocorrer de aparecer mofo. Notando algo errado, não arrisque comer, descarte. Pois pode ser perigoso para sua saúde.

Deixe um comentário