Como armazenar fígado de boi

Como armazenar fígado de boi se estiver cru e se estiver cozido? Precisa ficar sempre refrigerado? Quanto tempo dura? Neste pos falamos um pouco sobre o armazenamento de fígado de boi, para evitar que estrague muito rápido.

Como armazenar fígado de boi

O fígado de boi é como todas as outras carnes, precisa ficar o tempo todo refrigerado senão estraga muito rápido. Nunca deixe mais do que duas horas na temperatura ambiente por causa das bactérias. Em cidades com temperatura maior que 32°C não deixe mais do que uma hora. Isso vale tanto para a carne crua quanto a cozida.

Guarde o fígado em pote com tampa na geladeira, se veio dentro de embalagem à vácuo não abra, guarde na embalagem original até a hora que for preparar. O fígado cru dura uns dois dias na geladeira, sem ficar ruim.

Como armazenar fígado de boi

O fígado cozido também deve ser mantido na geladeira para não estragar. Guarde dentro de recipiente hermético, ele vai durar uns quatro dias sem ficar ruim.

Pode congelar fígado de boi?

A melhor maneira de conservar o fígado de boi por mais tempo é guardando no freezer.

No caso do fígado cru, embale em saco de congelamento ou recipiente hermético para não entrar em contato com o ar frio do freezer, que pode causar queimaduras. Essas queimaduras estragam a textura e sabor da carne. No freezer ele irá durar uns quatro meses. Para descongelar deixe de um dia para o outro na geladeira, ele irá durar mais uns dois dias, desde que não seja removido da geladeira neste tempo.

O fígado cozido também pode ser conservado no freezer dentro de recipiente hermético. Ele irá durar uns quatro meses sem ficar ruim.

Como saber que o fígado está ruim?

Sempre verifique a aparência e cheiro, notando cheiro de azedo ou podre, alguma cor estranha ou gosmenta, descarte pois pode ser perigoso para sua saúde.

Deixe um Comentário