Como armazenar farfalle, macarrão gravatinha

Como armazenar farfalle, macarrão gravatinha, se estiver cru e se estiver cozido? A massa precisa ficar refrigerada ou pode permanecer na temperatura ambiente? Neste post explicaremos as melhores formas de guardar macarrão gravatinha para evitar que estrague muito rápido.

Como armazenar farfalle

O pacote do macarrão gravatinha cru fechado pode ficar na temperatura ambiente, local fresco e seco. Ele pode durar até três anos na temperatura ambiente, desde que fique bem fechado o tempo todo. Caso tenha aberto o pacote e não preparou tudo, coloque dentro de recipiente hermético para evitar contato com o ar. Após esse tempo não quer dizer que ele estará estragado, mas já começa a perder muito o sabor e textura original.

Se o farfalle estiver cozido não deixe mais do que duas horas na temperatura ambiente pois é alimento perecível, a chance de aparecer bactérias após esse tempo é muito grande. Se onde você mora for mais do que 32°C não deixe mais do que uma hora.

Como armazenar farfalle, macarrão gravatinha
Como armazenar farfalle, macarrão gravatinha

O farfalle cozido tem que ficar refrigerado na geladeira, ele poderá durar uns cinco dias sem ficar ruim.

Posso congelar macarrão gravatinha?

A melhor forma de conservar farfalle cozido é congelando no freezer.

Coloque as gravatinhas cozidas dentro de recipiente hermético no freezer, elas vão durar uns dois meses sem ficarem ruim. Duram até mais que isso, mas já começam a perder textura e sabor depois desse tempo.

Para descongelar deixe na geladeira de um dia para o outro, fazendo assim a massa pode durar mais uns três dias sem estragar, desde que não tenha sido removida da temperatura. Se utilizar descongelamento rápido no micro-ondas, coma na mesma hora e não volte para geladeira, pois pode ser perigoso para sua saúde.

Como saber que o farfalle estragou?

No caso da massa crua verifique manchas ou cheiro estranho, o que pode ocorrer também é aparecer bicho ou mofo, não coma de jeito nenhum, pois é perigoso para saúde. Se a massa estiver cozida, pode ficar com cheiro de azedo e também pode aparecer mofo, descarte em qualquer um dos casos, não prove.

1 comentário em “Como armazenar farfalle, macarrão gravatinha”

Deixe um comentário