Como armazenar Capellini

Como armazenar Capellini? Pode ficar na temperatura ambiente por quanto tempo? Será que posso congelar, se não comer tudo? A seguir trazemos algumas dicas de como guardar capellini se estiver cru ou se estiver cozido. Para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar Capellini

O capellini costuma ser a massa mais fina dos tipos de massas longas como fettuccine.

No caso da massa de cappellini fechada (crua, seca), pode ficar na temperatura ambiente, local seco, escuro e fresco. Longe de luz do sol e calor!

Na temperatura ambiente a massa de capellini crua vai durar uns três anos sem ficar ruim. Mas atenção, se onde você mora costuma dar bichos, coloque o pacote fechado dentro de um pote de vidro com tampa. Para evitar o aparecimento de carunchos.

Se o pacote da massa crua foi aberto é muito importante passar a massa para um recipiente hermético ou para sacos de congelamento tipo ziploc, para que fique bem vedado. O tempo de durabilidade da massa crua após aberta, costuma ser o mesmo da fechada, desde que você guarde em recipiente que fique bem vedado.

Nem sempre ao passar a data de validade da massa crua, quer dizer que ela estragou. É bem difícil a massa crua estragar, principalmente se você deixar bem embalado. Verifique a aparência e cheiro, para ver se tem algo errado antes de fazer.

Caso a massa de capellini estiver cozida (sobras), ela deve ser colocada em recipiente hermético na geladeira. Irá durar uns cinco dias sem ficar ruim, desde que não seja removida da temperatura.

Como armazenar Capellini
Dicas para armazenar Capellini

Nunca deixe a massa cozida mais do que duas horas na temperatura ambiente, pois o risco de propagar bactérias nocivas é muito grande!

Pode congelar capellini?

Você pode congelar a massa de capellini cozida, de preferência com molho, pois se for a massa pura ela ficará pegajosa.

Coloque dentro de recipiente hermético no freezer, ele irá durar uns dois meses sem ficar ruim. Após este tempo não quer dizer que estragou, mas já começa a perder suas propriedades.

Para descongelar deixe na geladeira de um dia para o outro. A massa cozida no molho vai durar mais uns três dias sem ficar ruim. Desde que não seja removida da temperatura correta. Se utilizar descongelamento rápido, consuma imediatamente.

Como saber que estragou?

Sempre verifique a aparência e o cheiro do capellini. No caso da massa crua pode ficar com cheiro estranho, manchas ou aparecer mofo e bicho. Notando algo errado descarte.

Na massa cozida, pode ficar com cheiro de azedo e também aparecer mofo, mesmo se estiver na geladeira. Não consuma se achar que tem algo estranho.

Deixe um comentário