Como armazenar vinagrete

Como armazenar vinagrete feito em casa e comprado pronto? Será que podem ficar na temperatura ambiente sem azedar? Posso congelar para usar depois? A seguir trazemos algumas dicas sobre como guardar molho vinagrete, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar vinagrete

A maneira de armazenar molho vinagrete vai depender de como ele foi feito.

Molhos vinagretes para salada comprados pronto, podem permanecer na temperatura ambiente até o momento que forem abertos. Devem ficar em local fresco e seco. Normalmente duram um pouco mais de um ano sem ficarem ruim. Após aberto devem ser colocadas na geladeira e poderão durar uns seis meses sem perder suas qualidades.

Como armazenar vinagrete
Dicas para armazenar vinagrete

Molho vinagrete feito em casa com azeite de oliva e vinagre, deve ficar sempre refrigerado na geladeira dentro de recipiente hermético. Não deve ser deixado na temperatura ambiente pois estraga rapidamente. Ele irá durar umas duas semanas na geladeira, pois o vinagre e azeite conservam o molho. Mas atenção com outros ingrediente que tenha colocado no vinagrete, se forem ingredientes frescos como tomate (5 dias) e pimentão (7 dias), irá reduzir esta durabilidade de acordo.

Outros molho vinagretes que não são feitos com vinagre, mas usa limão, laranja ou lima, também devem ser armazenados dentro de recipiente hermético na geladeira. Mas irão durar uma semana na geladeira e não duas. Isso acontece pois os sucos de fruta oxidam rapidamente, já vão ficando ruim logo após a fruta ser espremida.

Posso congelar molho vinagrete?

Molho vinagrete feito em casa com azeite e vinagre, pode sim ser congelado. O problema é que ele pode perder um pouco do sabor e modificar a textura.

Por isso o congelamento não é muito recomendado, pois ocorre separação dos ingredientes no descongelamento. Você vai notar uma camada de azeite e outra de vinagre. Neste caso será preciso misturar o molho para unir as camadas.

Além disso não aumenta muito o tempo de durabilidade do molho. Portanto evite o congelamento.

Como saber que o molho vinagrete estragou?

Sempre verifique a aparência e o cheiro. Normalmente estes molho desenvolvem cheiro forte ruim de azedo, ou podem ficar com gosto amargo, aparecer mofo na superfície. Notando algo errado, não arrisque comer, descarte.

Deixe um comentário