Como armazenar azeite de oliva

Como armazenar azeite de oliva? Pode ficar na temperatura ambiente? Será que pode guardar na geladeira ou fica ruim? A seguir trazemos algumas dicas sobre como guardar azeite, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar azeite de oliva

O azeite de oliva é um produto que tem durabilidade muito alta.

Se for mantido na temperatura ambiente, ele precisa ficar em local escuro e fresco, sempre longe da luz do sol, senão irá degradar. Na temperatura ambiente, a garrafa ou lata fechada de azeite de oliva pode durar até dois anos sem ficar ruim.

O azeite só deve ser refrigerado se onde você mora for calor e úmido demais. Se a temperatura não for assim, não há necessidade. Pois o tempo de durabilidade na geladeira, é o mesmo da temperatura ambiente.

Quando a garrafa ou lata de azeite estiver aberta, você deve mantê-la em local escuro e fresco, muito bem fechada. Sua durabilidade ainda é alta, uns 18 meses de durabilidade, mesmo após aberto. Se onde você mora for muito quente e úmido, então guarde na geladeira, mas isso não modifica o tempo de durabilidade.

Como armazenar azeite de oliva
Dicas para armazenar azeite de oliva

A refrigeração do azeite pode deixá-lo turvo e solidificar, devido à temperatura baixa da geladeira. Mas isso não quer dizer que o azeite está ruim, coloque-o na temperatura ambiente que voltará à cor e consistência normais.

Pode congelar azeite de oliva?

Não é recomendado o congelamento do azeite de oliva, pois sua durabilidade é muito alta, mesmo em temperatura ambiente. Se você colocar no freezer, ele irá ficar com consistência de manteiga e pode não ser o ideal para maioria das pessoas.

Uma opção para quem quiser congelar azeite, é preservar ervas. Você pode colocar azeite em forma de gelo com temperos como salsa, cebolinha, majericão e outras. Quando quiser utilizar, remova apenas o cubo que deseja e jogue direto na panela no fogo.

Como saber que estragou?

É muito difícil do azeite de oliva estragar. Para saber se está ruim, verifique o cheiro e a aparência do azeite. Quando estragar ele pode ficar com cheiro esquisito, perder sua cor normal ou ficar com mofo. Notando algo errado não arrisque comer, descarte.

Deixe um comentário