Como armazenar grão de bico

Como armazenar grão de bico se estiver cru e se estiver cozido? Posso deixar na temperatura ambiente? Será que pode congelar para durar por mais tempo? A seguir trazemos algumas dicas sobre como guardar o grão de bico, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar grão de bico

O grão de bico comprado cru em saco tem durabilidade alta igual do arroz e massa de macarrão. Ele pode ser mantido na temperatura ambiente, em sua embalagem original (fechada ou aberta) dentro de um recipiente hermético, em local fresco, escuro e seco. Na temperatura ambiente pode durar uns dois a três anos sem ficar ruim.

É importante deixar a embalagem dentro do recipiente hermético, pois ajuda a preservar o grão de bico quando está cru, e protege contra bichinhos que possam aparecer nos grãos.

Como armazenar grão de bico
Dicas para armazenar grão de bico

Se o grão de bico foi cozido sua durabilidade reduz muito. Você deverá guardá-lo na geladeira para não azedar. Ele pode durar uns cinco dias na geladeira. Nunca deixe o grão de bico cozido mais do que duas horas fora da geladeira, pois pode propagar bactérias e causar intoxicação alimentar.

No caso de grão de bico enlatado ou em caixinhas industrializadas, podem ser mantidos na temperatura ambiente, local seco e escuro. Normalmente duram um pouco mais de um ano. Após aberto, deve ser transferido para um pote com tampa e deixado na geladeira, irá durar mais uns quatro dias sem ficar ruim.

Pode congelar o grão de bico?

Quem preferir pode sim congelar o grão de bico cozido. Mas normalmente eles ficam melhor para serem utilizados em pratos quentes, pois sua textura modifica um pouco ao ser descongelado.

Coloque o grão de bico cozido em recipiente hermético no freezer. Ele poderá durar uns seis meses, sem perder suas propriedades.

Para descongelar deixe na geladeira de um dia para o outro, ele irá durar mais uns três a quatro dias na geladeira, desde que não seja removido da temperatura. Se utilizar algum descongelamento rápido, coma imediatamente e não volte para geladeira.

Como saber que estragou?

O grão de bico cru, seco, não costuma estragar, o que pode ocorrer é aparecer mofo ou bichos. Se notar algo errado, manchas estranhas, não arrisque comer. Pode ser perigoso.

Já o grão de bico cozido quando estraga pode ficar gosmento e desenvolver cheiro de azedo. Também pode aparecer mofo no pote, mesmo dentro da geladeira. Notando algo estranho, não prove, descarte.

No caso do grão de bico enlatado ou de caixinha, se estiver enferrujado, com amassados muito profundos ou se estiver vazando, não arrisque comer, pois já pode estar com bactérias nocivas para saúde.

Deixe um comentário