Como armazenar homus

Como armazenar homus? Precisa ficar refrigerado ou posso deixar na temperatura ambiente? Será que pode congelar esta pastinha árabe? A seguir trazemos algumas dicas sobre como guardar homus, também conhecido como húmus, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar homus

O homus não deve ficar na temperatura ambiente por muito tempo, pois é um alimento perecível. Não importa se foi feito em casa ou comprado pronto, sempre guarde na geladeira e nunca deixe mais do que duas horas fora da refrigeração. Se onde você mora for mais do que 32°C, não deixe mais do que uma hora.

Se o homus foi feito em casa, coloque em recipiente com tampa na geladeira. Ele pode durar de quatro a seis dias sem ficar ruim.

Como armazenar homus
Dicas para armazenar homus

O homus industrializado, comprado pronto no mercado, pode ser armazenado na temperatura ambiente quando é enlatado, mas existem algumas versões que precisa ficar refrigeradas, mesmo que estejam fechadas. Verifique na embalagem.

Normalmente o homus industrializado e refrigerado pode durar uns 90 dias se armazenado na refrigeração. Após aberto ele dura uns cinco a sete dias na geladeira.

Se for homus industrializado enlatado ele deve ser mantido na temperatura ambiente, local seco, escuro e fresco. E vai durar alguns dias além da data de validade informada na lata, enquanto estiver fechado. Após aberto, dura uns sete dias na geladeira, remova da lata.

Pode congelar homus?

De acordo com alguns sites na web, é possível sim congelar a pasta homus. Mas é importante informar que ele pode ficar com a consistência um pouco diferente ao descongelar.

Coloque em recipiente hermético no freezer. Ela vai durar uns quatro meses no freezer sem ficar ruim. Para utilizar, tire do freezer e deixe na geladeira de um dia para o outro. Ao descongelar misture bem para voltar à sua consistência normal.

Se utilizar descongelamento rápido no micro-ondas ou algum outro aquecimento, coma tudo e não volte para geladeira.

Como saber que estragou?

Sempre verifique o cheiro e aparência do húmus. Quando estraga ele pode ficar com cheiro estranho, forte, de azedo. Também pode perder sua cor natural, escurecendo ou ficando com camada amarela por cima. Outro detalhe é aparecer pontos de mofo. Notando algo errado nem arrisque provar, descarte.

Deixe um comentário