Como armazenar cajá-manga

Como armazenar cajá-manga? A Spondias dulcis, mais conhecida no Brasil como cajá-manga, cajá, cajarana, taperebá-do-sertão e cajá-anão, é uma fruta de árvore nativa da Oceania. Será que pode ser mantida na temperatura ambiente? Ou deve ficar na geladeira? Posso congelar para durar mais tempo? A seguir trazemos algumas dicas sobre como guardar cajá-manga, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar cajá-manga

A fruta cajá-manga possui casca lisa e fina na cor amarela (quando madura), e polpa suculenta parecida com uma manga, com sabor agridoce. Na Ásia é conhecida como ambarella e mais consumida na versão verde. Pode ser consumida tanto crua quanto cozida, em receitas de sucos, geléias etc.

A cajá-manga pode ser mantida na temperatura ambiente para amadurecer, ela pode durar uns sete dias fora da refrigeração, local seco e escuro.

Como armazenar cajá-manga
Dicas para armazenar cajá-manga, Spondias dulcis

Se quiser manter boa por um pouco mais de tempo, coloque dentro de saco plástico na gaveta de legume da geladeira. Ela irá durar uns 14 dias sem ficar ruim.

Pode congelar cajá-manga?

Você pode congelar o cajá-manga quando ele estiver maduro, para não estragar.

Remova a casca e corte em fatias ou cubos. Coloque em uma forma fazendo apenas uma camada e deixando espaço entre as fatias, leve ao freezer. Quando congelar, passe para sacos de congelamento e volte ao freezer. Quando for utilizar remova apenas o que quiser.

Ela poderá durar uns três a quatro meses no freezer, sem perder suas propriedades.

Como saber que o cajá-manga estragou?

Sempre verifique a aparência e o cheiro, normalmente quando o cajá estraga, ele vai ficando com manchas pretas muito grandes, seu sabor vai ficar estranho, pode ficar gosmenta e cheiro de azedo. Notando algo errado, não coma, descarte.

Deixe um Comentário